Aeronaves produzidas pela italiana Leonardo devem ampliar capacidade de resposta de socorro e atendimento policial
Por Gabriel Benevides Publicado em 30/11/2020, às 12h00 - Atualizado às 15h57
Polícia Rodoviária Federal vai empregar os helicópteros em todo o Brasil
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá receber no próximo ano seis novos helicópteros monomotores AW119Kx, produzidos pela italiana Leonardo. As aeronaves serão empregadas pela Divisão de Operações Aéreas (DOA) em cinco regiões do Brasil, em uma série de missões, incluindo transporte, resgate, serviço médico de emergência, combate a incêndios, vigilância e aplicação da lei.
De acordo coma PRF, a seleção do AW119Kx ocorreu após uma avaliação rigorosa das capacidades técnicas da melhor aeronave apta para atender às necessidades da corporação. Atualmente diversas forças policiais brasileiras operam com modelos da Leonardo, incluindo os monomotores AW119, os biturbinas AW109 e o intermediário AW139.
Os AW119Kx são uma das aeronaves mais avançadas de sua classe, contando com aviônica Garmin 1000NXi, sistema eletro-óptico infravermelho, guincho de resgate, gancho de carga, cesto tipo bambi usado para combate a incêndios, kit de rapel em ambos os lados para operações de forças especiais, além de um sistema avançado para as comunicações.
Outro diferencial do AW119Kx é sua cabine para até seis ocupantes e sua grande redundância de sistemas críticos que estão normalmente disponíveis em aeronaves bimotoras, garantindo confiabilidade e segurança.
Atualmente existem mais de 190 helicópteros da Leonardo operando no Brasil, desempenhando funções de transporte corporativo, privado, operações policiais, serviços públicos, transporte offshore e aplicações navais.