Operação fiscalizou 60 aviões em dez municípios paulistas e quinze deles foram interditados
Marcel Cardoso Publicado em 01/06/2022, às 13h30
Uma operação conjunta da Anac e da Polícia Civil de São Paulo, com a participação do setor de inteligência de outros quatro estados, interditou 15 aviões na última semana.
A operação Divisas Integradas VI ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio, visando ações fiscais em municípios do interior paulista, além de Andirá, no Paraná, tendo como objetivo reforçar as atividades de combate a crimes ambientais que impactam o agronegócio, além da preservação da ordem pública e da segurança da população.
Os 12 servidores da Anac e equipes policiais fiscalizaram ,ais de 60 aeronaves e nove entidades passaram por vistorias. Uma delas foi interditada por descumprimento das regras do setor e onze profissionais da aviação foram inspecionados.
Entre as infrações identificadas estão a execução de serviços de manutenção por pessoas ou entidades não habilitadas e/ou autorizadas, operação de aeronaves sem marcas de nacionalidade (matrícula) e ainda a operação de aeronaves com matrículas destruídas ou ocultadas.
A Anac tem trabalhado para flexibilizar as regras da aviacão brasileira, ao mesmo tempo que atua para coibir ações ilícitas na aviação geral. Um dos maiores entraves, ainda hoje, é a falta de fiscalização constantes na maior parte do território nacional, permitindo que uma série de irregularidades sigam sendo feitas diariamente.
A operacão no estado de São Paulo teve como objetivo iniciar um processo de coibicão de operações irregulares, clandestinas e ilegais.