Plataforma irá conectar empresas aéreas a fornecedores de combustível sustentável

Lançada pela IATA, a plataforma será focada em facilitar o processo de aquisição de SAF pelas empresas aéreas

Por Marcel Cardoso Publicado em 27/09/2024, às 08h27

IATA diz que nova plataforma está alinhada à meta de zero emissões líquidas de CO2 até 2050 - Divulgação

A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, anunciou, na última quarta-feira (25), a criação da Sustainable Aviation Fuel Matchmaker, uma plataforma que visa conectar empresas aéreas e fornecedores de combustível de aviação sustentável.

A nova ferramenta foi apresentada durante o World Sustainability Symposium (WSS), evento realizado em Miami, e tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2025. De acordo com a IATA, a plataforma será focada em facilitar o processo de aquisição de SAF pelas companhias aéreas, promovendo a transparência e eficiência no mercado de combustíveis sustentáveis.

Nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível, que acelerará a adoção do SAF à medida que a indústria da aviação avança rumo à meta de zero emissões líquidas de CO2 até 2050”, disse Marie Owens Thomsen, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Economista-Chefe da IATA, que acrescentou que a ferramenta deve reduzir custos e simplificar a busca por fornecedores de SAF.

Produtores e fornecedores poderão postar volumes disponíveis ou planejados, enquanto as empresas aéreas poderão manifestar interesse na compra dos volumes oferecidos. As negociações ocorrerão fora da plataforma.

A plataforma fornecerá informações detalhadas sobre os volumes de SAF disponíveis, matérias-primas utilizadas, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, e conformidade com regulamentos como o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (Corsia) e a Renewable Energy Directive (EU RED) da União Europeia.

A centralização das informações facilitará a conexão entre as partes interessadas, agilizando o processo de compra e promovendo a inteligência de mercado com base nos dados gerados pela plataforma.

Inicialmente, o foco da plataforma será nas empresas aéreas e fornecedores de SAF. Posteriormente, governos e compradores corporativos de outros setores também poderão utilizar a ferramenta.

SAF Iata aviação sustentável combustível de aviação sustentável plataforma SAF descarbonização aviação redução de emissões na aviação Sustainable Aviation Fuel Matchmaker mercado de SAF

Leia também

IATA anuncia evento de compra de créditos de carbono para aviação
IATA participará da 51ª edição da ABAV Expo em Brasília