Planador Perlan 2 tentará novo recorde sobrevoando os Andes patagônicos, na América do Sul
Por Marcel Cardoso Publicado em 03/05/2023, às 06h23
A Airbus concluiu, nos EUA, uma campanha de teste de voo com um planador, para tentar estabelecer um novo recorde mundial de altitude de aviação em voos tripulados e nivelados.
A aeronave pressurizada, chamada de Perlan 2, já havia alcançado tal feito em 2018, quando alcançou 76 mil pés em uma viagem dos Estados Unidos para El Calafate, na Argentina. A ideia é que a mesma rota seja feita a 90 mil pés, por conta das condições atmosféricas favoráveis na região dos Andes patagônicos.
"Se um planador, que é uma aeronave totalmente de emissão zero, puder se tornar a aeronave com voo mais alto de todos os tempos, isso passa uma mensagem poderosa de que a descarbonização da aviação não é impedimento para a realização de vôos, e pode até ser um facilitador", disse C. Jeffrey Knittel, presidente e CEO da Airbus Américas.
A Airbus defende que o Perlan 2 é ideal para a pesquisa atmosférica de alta altitude que a equipe conduzirá para informar modelos mais precisos de mudanças climáticas. A aeronave voará para altitudes onde o ar não é mais denso do que a atmosfera em Marte, proporcionando oportunidades para estudos aerodinâmicos relacionados a turbulência, clima extremo e exploração espacial futura.
Isto acontece devido a correntes de ar muito raras conhecidas como "ondas de montanha estratosféricas", que se formam quando os ventos das montanhas são fortalecidos pelo Vórtice Polar.