Aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, poderá receber aeronaves maiores
Marcel Cardoso Publicado em 19/05/2022, às 16h00
Após ser ampliada em 920 metros e posteriormente homologada, a pista do aeroporto internacional de Porto Alegre (POA) foi liberada, nesta quinta-feira (19).
Com um investimento de R$ 135 milhões, as obras começaram há pouco mais de quatro anos. Em dezembro de 2018, foi entregue a nova via de taxiamento (taxiway) P, o que facilitou o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2, especialmente as de grande porte, que operam voos internacionais.
No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao terminal de passageiros, a reforma da Resa (área de segurança de final de pista) da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais. Em outubro de 2021, foi construída a Resa da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.
As obras deveriam ter sido entregues dois meses depois, porém, elas sofreram atrasos por conta da pandemia de covid-19 e de uma desocupação de uma área residencial localizada dentro do sítio aeroportuário.
A pista anterior, com 2.280m, permitia operações com alcance máximo de aproximadamente 9 mil km, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea limitada. A ampliação para 3.200m permitirá operações de carga completa a uma distância de cerca de 12.000km.
O aeroporto poderá agora receber os modelos 747 e 777, da Boeing, este último em operação no Brasil pela Latam Airlines, além do Airbus A330-900neo, operado no país pela Azul Linhas Aéreas.