Pilotos fizeram um voo sincronizado durante uma sessão fotográfica durante o eclipse total do sol
Por Marcel Cardoso Publicado em 09/04/2024, às 07h57
Dois pilotos da Red Bull fizeram um voo sincronizado durante o eclipse total do sol, ontem (8), no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Kevin Coleman e Pete McLeod trabalharam com uma equipe de fotógrafos, depois de descobrir soluções de iluminação, formações planas e posicionamento ideal para utilizar uma janela de apenas quatro minutos, período em que o sol ficou totalmente coberto pela lua.
Pilotos fizeram um voo sincronizado durante o eclipse total do sol, ontem (8), nos Estados Unidos.
— AERO Magazine (@Aero_Magazine) April 9, 2024
Kevin Coleman e Pete McLeod tiveram apenas quatro minutos para efetuar a manobra.
📺: @redbull pic.twitter.com/Tbu8krSODC
Foi instalado um invólucro reflexivo nas asas das aeronaves para auxiliar na iluminação da aeronave, além de tornar seus contornos mais visíveis e combater a escuridão causada pelo eclipse, que começou por volta das 15h40 (Brasília). Os pilotos tiveram que voar em uma formação compacta, voando a 1.500 pés (457 metros) de altitude e a apenas mais de um metro de distância, a fim de alinhar o sol, a lua e ambos os aviões no mesmo quadro.
Coleman disse: “Normalmente, esta seria uma manobra administrável, mas quando você tem a escuridão do eclipse, um ângulo de vôo que precisa estar perfeitamente alinhado com o sol e apenas quatro minutos para tirar a foto enquanto se move a 180 mph, isso o torna incrivelmente desafiador”.
O fenômeno foi visto em sua plenitude nos Estados Unidos, Canadá e México.