AERO Magazine
Busca

Fenômeno virtual

Eclipse Solar 2024 pode ser visto no Flight Simulator 2020

Pilotos virtuais podem recriar o eclipse solar a partir do Flight Simulator 2020


Reprodução FS2020
Reprodução FS2020

Os pilotos virtuais do Microsoft Flight Simulator 2020 podem contemplar o eclipse solar que ocorreu hoje na América do Norte. O software de simulação de voo tem uma geolocalização exata dos aeroportos e seu calendário é baseado na posição da Terra em relação ao Sol e a Lua.

Assim, os aviadores que desejarem assistir o eclipse solar no mundo virtual, basta escolher um dos aeroportos que estavam na faixa que ocorreu o fenômeno astronômico.

Um rápido tutorial da equipe do Flight Simulator 2020 explica como voar com o eclipse de hoje. No exemplo, foi escolhido o aeroporto de Niagara Falls (KIAG), localizado na cidade de Niagara County, no estado de New York. Ao inserir a data de hoje (8 de abril de 2024) e o horário 18:33 UTC, o simulador posiciona a Lua já iniciando o eclipse solar, que na cidade foi total.

Na América do Norte o eclipse solar de 2024 começou na cidade mexicana de Sinaloa, seguindo em direção a Coahulia, na fronteira com o estado do Texas. Já nos Estados Unidos, o fenômeno pode ser visto parcialmente na cidade de Santo Antonio, Dallas, Fort Worth no Texas, passando na sequência por parte dos estados de Oklahoma e Arkansas, inclusive pela cidade de Little Rock.

Nos estados de Illinois, Indiana e Kentucky o eclipse cruzou a faixa em destino a cidade de Indianapolis, passando também por Dayton, onde está localizado o museu da Força Aérea dos Estados Unidos.

Na fronteira com o Canadá foi possível ver o eclipse total nas cataratas do Niagara, na cidade de Bufallo e Rochester. No lado canadense Kingston, Fort Drum e Watertown, foram as primeiras a contemplar a Lua escondendo o Sol.

A rotação da Terra ainda permitiu que os estados do Maine, Vermont e New Hampshire, nos Estados Unidos, assim como a província de Quebec, Nova Escócia e Terra Nova e Labrador, no Canadá, fossem os últimos a contemplarem o eclipse de 2024.

Para ver o eclipse no Flight Simulator 2024 basta escolher qualquer aeroporto na rota e inserir o horário local do fenômeno. Aqui você pode encontrar a lista com os horários locais do México, Estados Unidos e Canadá.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/04/2024, às 15h00


Mais Notícias