A cargueira Atlas Air extendeu por mais cinco anos o contrato para treinar os pilotos do Air Force One
Por André Magalhães Publicado em 09/11/2022, às 13h15
Os pilotos do famoso Air Force One, o nome popular do Boeing 747-200 que transporta o presidente dos Estados Unidos, continuarão sendos treinados pela Atlas Air, uma das maiores empresas aéreas de carga do mundo.
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) e a Atlas Air anunciaram a extensão do contrato para o treinamento de pilotos e engenheiros do VC-25A (nome oficial do avião) por mais cinco anos.
O acordo prevê que os aviadores militares vão treinar em simuladores de voo nas instalações da Atlas Air, em Miami, na Flórida.
A Atlas é a maior operadora da família de Jumbos do mundo, com uma frota que inclui os 747-400F e 747-8F. A empresa assinou, com a USAF, um contrato em 2007 para ser responsável pela instrução dos pilotos e demais profissionais que operam os VC-25, dois Boeing 747-200B modificados para o transporte precisendial.
Por ser uma frota pequena a USAF não tem demanda para adquirir e operar simuladores próprios, o que aumentaria ainda mais o já elevado custo operacional dos Air Force One.
“É uma honra continuar a fornecer esse treinamento crítico aos pilotos e tripulações do Air Force One e do Presidential Airlift Group”, disse John Dietrich, presidente e CEO da Atlas Air Worldwide.
Dois novos Boieng 747-8 serão os futuros aviões presidenciais dos Estados Unidos. Atualmente os novos aviões, designados como VC-25B, passam por um complexo processo de modificação, que inclui a instalação de diversos e modernos sistemas de segurança, sala de reuniões, escritório presidencial, ambulatório médico, entre uma série de itens mantidos em absoluto segredo.
Com a transformação completa dos aviões, os Air Force One se tornam uma extensão alada da Casa Branca.
Por ora, os atuais Air Force One, ou VC-25A, ficarão na ativa do transporte precidencial. Os aviões são baseados no Boeing 747-200 e incorporados a missão presidencial em 1990. A expectativa era que os novos VC-25B tivessem entrado em serviço ainda na gestão do ex-presidente Barack Obama, mas uma série de negociações e mudanças no contrato postergaram em ao menos oito anos a entrega dos aviões, que devem chegar na USAF apenas em 2024.