Pilotos da ANAC poderão compor tripulação em voos da Azul

Expansão de acordo de cooperação permitirá que pilotos da autarquia possam se nivelar a tripulantes da Azul Linhas Aéreas

Por Marcel Cardoso Publicado em 16/11/2023, às 20h02

Durante um ano, pilotos da ANAC poderão compor tripulação em alguns voos da companhia aérea - ANAC/Divulgação

Um acordo anunciado hoje (16) vai permitir que pilotos da Agência Nacional da Aviação Civil possam voar nas aeronaves da Azul Linhas Aéreas.

Este é um dos resultados que a mais recente expansão da parceria da autarquia com a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que conta agora com a participação da companhia aérea.

Os servidores qualificados à função receberão treinamentos teóricos em solo e em simuladores e se nivelarão por completo aos tripulantes da Azul. Por um ano, eles poderão compor tripulação em alguns voos, a fim de manter a proficiência adquirida.

Segundo a ANAC, a modalidade de intercâmbio está alinhada com recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e possibilitará manter os elevados índices de segurança da aviação brasileira. 

Esta imersão visa elevar o nível de conhecimento, proporcionando uma compreensão prática das operações aéreas e uma compreensão mais profunda dos desafios e benefícios da legislação vigente”, disse Guilherme Holtmann, gerente Geral de Flight Standards e Treinamentos da Azul.

Operações RNP AR DP 

O acordo entre as partes também inclui a regulamentação do procedimento especial de navegação em condições meteorológicas de baixa visibilidade. A operação RNP AR DP não dispõe de regulamentação própria por autoridades de referência internacional e é considerado uma inovação no setor aéreo.

No fim de outubro, a primeira autorização foi concedida à Latam Airlines, para a operação no aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.

Azul Acordo Anac Alta Tripulação Pilotos parceria

Leia também

Azul reportou lucro operacional e receita recorde no terceiro trimestre
ANAC qualificou novos simuladores para aviões da Airbus e da Boeing