Trevor Jacob gravou um vídeo saltando de paraquedas de um avião, fazendo-o cair de propósito
Marcel Cardoso Publicado em 21/04/2022, às 09h55
Um youtuber norte-americano teve sua licença de piloto privado revogada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), depois de gravar um vídeo de 13 minutos mostrando ele, propositalmente, saltando de um Taylorcraft BL-65 (N29508) que pilotava, no Estado da Califórnia. O avião caiu em uma floresta da região.
O caso aconteceu em 24 de novembro de 2021, e foi na sequência publicado na conta do youtuber como o título Crashed My Plane. A agência reguladora informou que Trevor Jacob violou as normas federais de aviação e operou o monomotor de forma imprudente, de modo a colocar a sua própria vida em risco, bem como bens públicos ou privados. Caso ele se recuse a entregar a documentação terá de pagar uma multa diária de cerca de US$ 1.650 (R$ 7.627).
Em nota, Jacob disse que havia feito o voo para para espalhar as cinzas de um amigo sobre o topo de uma montanha de Sierra Nevada. No vídeo, com mais de 1,7 milhão de visualizações, o motor para parar de funcionar, de forma deliberada, então ele abre a porta do avião e pula de paraquedas. O avião sem controle começa a cair em direção a uma região de floresta próximo a um parque natural. Tudo foi gravado usando um bastão de selfie.
A FAA não tem poder de processar pilotos que cometem irregularidades, cabendo a ela apenas a suspensão de certificados e emissão de multas. Em comunicado, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos disse “não confirmar ou negar” a existência de uma investigação sobre o caso.
Caso o processo seja levado para os tribunais Jacob poderá responder por uma série de violações, inclusive ambientais.