SafeHome da Daher oferecido ao TBM 940 assume operação em voo no caso de incapacidade do piloto
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/05/2020, às 07h00 - Atualizado às 08h30
Versões 2020 do TBM 940 são equipados com sistema de pouso autônomo em caso de emergência
A Daher divulgou detalhes técnicos do sistema HomeSafe que está disponível para o turbo-hélice TBM 940, que permite pousar automaticamente o avião caso o piloto sofra algum problema e fique incapacitado.
O sistema é ativado manualmente por um botão laranja facilmente reconhecível no topo do painel de instrumentos da cabine e pode ser operado por qualquer ocupante do avião. Um complexo software integra informações sobre clima, tráfego e terreno para selecionar o melhor aeroporto para aterrissagem, levando em consideração o alcance disponível e o comprimento da pista.
Quando o HomeSafe é ativado, através de um toque no botão de emergência, os ocupantes da aeronave são informados por um vídeo de segurança exibido no MFD (display multifuncional), enquanto o controle de tráfego aéreo é informado da situação por meio de uma mensagem automatizada que transmite os dados do avião e informa que ele está sendo conduzido de forma autônoma. Imediatamente o sistema ainda insere de forma automática no transponder o código de emergência e fornece entradas planejadas para o controle de tráfego aéreo, informando qual aeroporto será utilizado e qual pista foi escolhida. Além disso, o avião ajusta automaticamente as configurações de potência do motor durante a fase de pouso, ativando o freio após o toque com a pista, para finalmente cortar o motor após a parada completa do avião. O piloto pode substituir a função do HomeSafe a qualquer momento para retomar o controle do avião, bastando desconectar o piloto automático.
Detalhe do botão SafeHome que ao ser pressionado assume o controle do avião permitindo um pouso seguro
O HomeSafe é baseado na plataforma de Emergency Autoland da Garmin, disponível na suíte de aviônicos G3000 e oferece uma nova ferramenta de segurança para casos extremos em aeronaves certificadas como single pilot (único piloto). O sistema começou a ser desenvolvido entre a Garmin e a TBM em 2017, e desde então já foram analisadas informações de Big Data e testes com vinte versões do sistema HomeSafe.
A Daher submeteu o HomeSafe às autoridades de aviação da Europa e dos Estados Unidos para obter uma certificação especial prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2020, permitindo que as primeiras entregas dos aviões equipados com o sistema ocorram em meados de junho. A Daher também está oferecendo a instalação nos TBM 940 já em serviço, através de uma atualização com custo inicial de US$ 85.000.
Em caso de incapacidade do piloto sitema SafeHome é capaz de escolher o aeroporto e pousar aeronave sozinho
“O TBM 940 redefine a segurança e a confiabilidade em sua categoria com a introdução pragmática da automação de cabine oferecendo menor carga de trabalho ao piloto e aprimoramento da consciência situacional”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves de Daher. “Esta última etapa estende nossa inovação a um recurso que trata especificamente da segurança operacional do ponto de vista do passageiro”.
O HomeSafe opera com sistemas e funcionalidades já integrados no TBM 940, como o piloto automático, autothrottle, Enhanced Stability and Protection (ESP), Emergency Descent Mode (EDM) e sistema automático de detecção de gelo. Além disso utiliza os sistemas de tráfego ADS-B e FIS-B, informação meteorológica (XM weather, Garmin Connext, etc) e dados fornecidos pelo rádio altímetro.