Passabot, chatbot criado por estudantes de uma universidade de São Paulo, utiliza inteligência artificial para rastrear promoções de passagens aéreas
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/08/2025, às 16h34
Um grupo de estudantes de Ciência da Computação de uma universidade de São Paulo desenvolveu o Passabot, ferramenta digital que utiliza inteligência artificial para rastrear promoções de passagens aéreas.
O sistema funciona como um chatbot integrado ao WhatsApp, identificando tarifas mais vantajosas conforme o perfil e o planejamento de cada usuário.
O projeto foi vencedor da categoria Smart Cities na 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e empreendedorismo, realizado no fim de abril, no Rio de Janeiro.
“A iniciativa de transformar nossa ideia em um aplicativo se fortaleceu quando conhecemos o Campus Mobile e decidimos nos inscrever no concurso”, disse Alan Matheus Alves, sócio-cofundador do Passabot.
O Passabot reúne informações sobre promoções de passagens a partir de prompts enviados pelos usuários, oferecendo um compilado de condições de viagem. O processo inclui busca, cotação e encaminhamento para a compra final por meio de parceiros da startup.
Entre os quatro integrantes da equipe – Alan Matheus Alves, Bianca Freitas, Fernando Vieira e Leonardo Gomes – está Bianca Freitas, que destacou a importância da representatividade feminina no setor de tecnologia.
“Durante a competição, conheci várias outras mulheres incríveis, mas ainda somos minoria em muitos espaços, principalmente quando se fala de tecnologia. Vencer com o Passabot foi um reconhecimento enorme, mas mais importante ainda foi perceber o impacto que a nossa presença pode causar em espaços como esse”, disse.
Além da premiação em dinheiro para o aperfeiçoamento do projeto, a equipe viajará em setembro ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para visitar empresas globais de tecnologia e universidades de referência. O objetivo é ampliar contatos e internacionalizar a solução.
Segundo os sócios-fundadores, o Passabot já se consolidou como fonte de renda para parte da equipe. “Vivemos do que lucramos com o Passabot e temos o desejo de nos tornarmos os maiores intermediadores de compra de passagens no país”, disseram Alan Matheus Alves e Fernando Vieira.