Voluntários estão em busca de doações para comprar de mais drones, em troca vendem peças de caças Su-34 abatidos
Por André Magalhães Publicado em 28/04/2022, às 09h15
Partes de um caça russo Su-34 Fullback (matrícula RF81251) abatido na Ucrânia estão sendo vendidas como souvenirs em troca de doações para a compra de mais drones para a Ucrânia.
A iniciativa da Drones for Ukraine Foundation é liderada pela voluntária Yura Vysoven, que em um post no Facebook, fez detalhes sobre a ação inusitada.
"Há muito tempo venho pensando em como juntar mais dinheiro para comprar drones para as Forças Armadas da Ucrânia. Nós coletamos pedaços de um Su-34 derrubado e fizemos estass lembranças com eles. Não está à venda, apenas para quem doar mais de US$ 1.000 para drones.” escreveu Vysoven em um post no Facebook .
Na postagem tem o link para o site da Drones for Ukraine Foundation, onde existem mais explicações do processo de coleta das peças e do respectivo trabalho para transforma-las em souvenirs. Ainda há uma área destinada para um formulário de cadastro.
De fato a Ucrânia está precisando sim de vários equipamentos militares, inclusive muitos países têm enviado desde o começo da guerra, há dois meses, armamentos aos ucranianos. E desde este mês, armas pesadas como: helicópteros, blindados, obuses e drones estão sendo enviados.
Sobre os drones, destacam-se os norte-americanos Phoenix Ghost e Switchblade, bem como o turco Bayraktar TB2, que está tendo um bom desempenho em combate.
A Rússia perdeu alguns caças-bombardeiros Su-34 Fullback. Além disso, a lista de aeronaves russas perdidas em combate ainda incluem ao menos um Su-30SM, um Su-35 e alguns Su-25, além de helicópteros e drones.
Por parte da Ucrânia também estão tendo perdas, boa parte da força aérea do país foi destruída ainda em solo no começo do conflito. A lista inclui: MiG-29, Su-27 e Su-25, ainda contam helicópteros e drones.
A necessidade de novas caças é tanta que discussões para a doação de mais MiG-29 é uma das recorrentes pautas internacionais, mas até agora não está muito definido e sim confuso este assunto.