Paralização da frota dos T-45C ocorreu após a descoberta de problemas pela US Navy que apenas agora recolocou os aviões de volta as atividades
Por André Magalhães Publicado em 01/11/2022, às 15h20
Após enfrentar problemas de segurança, parte da frota dos jatos treinadores T-45C Goshawk da Marinha dos EUA (US Navy, na sigla em inglês) estão de volta aaos voos de instrução. Os jatos foram retirados de serviço após uma falha no motor ter sido descoberta no começo do mês passado.
Um problema no conjunto de palhetas do motor estavam fora das especificações, obrigando uma substituição emergencial dos componentes."A análise de engenharia revelou que um subconjunto de palhetas do motor T-45C não atende às especificações do fabricante; essas aeronaves permanecem aterradas", publicou o comando aéreo naval.
As aeronaves que atentem as específicações estabelecidas retornaram as devidas operações, sem risco para os cadetes e instrutores.
O avião de treinamento avançado T-45C Goshawk é utilizado na instrução dos jovens aviadores navais da US Navy (Marinha) e dos US Marines (Fuzileiros Navais), especialmente na capacitação dos procedimentos de pouso e decolagens em porta-aviões.
Após um considerável tempo de instrução, os novos aviadores navais migram para aviões de alta performance, como o F/A-18 Super Hornet e os F-35B/C.