Paraquedas evitou grave acidente com um Cirrus em Santa Catarina

Pela terceira vez no ano, um Cirrus SR22 teve o sistema de paraquedas acionado após problemas técnicos

Por Marcel Cardoso Publicado em 29/03/2023, às 12h32

Incidente aconteceu no município de Massaranduba, no interior catarinense - Reprodução/Redes Sociais

Após um problema técnico em voo, um Cirrus SR22 GTS Carbon teve o sistema de paraquedas de emergência acionado, hoje (29), em Massaranduba, no interior de Santa Catarina.

A Cirrus SR22 GTS Carbon aircraft (PR-JJC) activated its Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) as it crashed in Massaranduba, Santa Catarina , Brazil earlier today. All four occupants are safe.#safety #aviation pic.twitter.com/jsa0G0QQBv

— FL360aero (@fl360aero) March 29, 2023

A aeronave de matrícula PR-JJC havia decolado de Blumenau, no Vale do Itajaí, com quatro pessoas a bordo, quando o procedimento foi realizado, cerca de dez minutos depois. Todos saíram ilesos. Este foi o terceiro incidente deste tipo envolvendo este modelo de aeronave da Cirrus, culminando no acionamento do Caps (Cirrus Airframe Parachute System).

PRJJC / SR22 (PR-JJC) has squawked 7700. Track: https://t.co/GpSqypF2s0 Photo: https://t.co/PGweNR4VLF #Squawk7700

— SquawkAlert (@SquawkAlert) March 29, 2023

O primeiro aconteceu no fim de janeiro, quando uma pane fez com que o piloto de um SR22 acionasse o sistema de emergência, também em Santa Catarina. No mês passado, uma outra aeronave do mesmo modelo acionou o Caps, após decolar do aeroporto da Pampulha (PLU), em Belo Horizonte. Em ambos os casos, não houve vítimas.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave envolvida no mais recente incidente estava em situação regular.

Emergência Santa Catarina Acidente Cirrus paraquedas

Leia também

Marca de moda adquiriu réplica de aeronave de Santos Dumont
Cirrus Vision Jet, aviação executiva em sua forma mais pura