Pela terceira vez no ano, um Cirrus SR22 teve o sistema de paraquedas acionado após problemas técnicos
Por Marcel Cardoso Publicado em 29/03/2023, às 12h32
Após um problema técnico em voo, um Cirrus SR22 GTS Carbon teve o sistema de paraquedas de emergência acionado, hoje (29), em Massaranduba, no interior de Santa Catarina.
A Cirrus SR22 GTS Carbon aircraft (PR-JJC) activated its Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) as it crashed in Massaranduba, Santa Catarina , Brazil earlier today. All four occupants are safe.#safety #aviation pic.twitter.com/jsa0G0QQBv
— FL360aero (@fl360aero) March 29, 2023
A aeronave de matrícula PR-JJC havia decolado de Blumenau, no Vale do Itajaí, com quatro pessoas a bordo, quando o procedimento foi realizado, cerca de dez minutos depois. Todos saíram ilesos. Este foi o terceiro incidente deste tipo envolvendo este modelo de aeronave da Cirrus, culminando no acionamento do Caps (Cirrus Airframe Parachute System).
PRJJC / SR22 (PR-JJC) has squawked 7700. Track: https://t.co/GpSqypF2s0 Photo: https://t.co/PGweNR4VLF #Squawk7700
— SquawkAlert (@SquawkAlert) March 29, 2023
O primeiro aconteceu no fim de janeiro, quando uma pane fez com que o piloto de um SR22 acionasse o sistema de emergência, também em Santa Catarina. No mês passado, uma outra aeronave do mesmo modelo acionou o Caps, após decolar do aeroporto da Pampulha (PLU), em Belo Horizonte. Em ambos os casos, não houve vítimas.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave envolvida no mais recente incidente estava em situação regular.