Para evitar tarifas de Trump, Apple freta aviões cargueiros para levar iPhones aos EUA

Cerca de 1,5 milhão de iPhones foram enviados por avião da Índia aos Estados Unidos desde março

Por Gabriel Benevides Publicado em 10/04/2025, às 20h01

-

Desde março, a Apple fretou seis aeronaves cargueiras nas últimas semanas para transportar cerca de 1,5 milhão de iPhones da Índia para os Estados Unidos. A manobra estratégica visa contornar tarifas de importação de até 145% sobre produtos chineses, impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Para acelerar os processos logísticos, a Apple negociou com autoridades indianas a redução do tempo nos trâmites aduaneiros no Aeroporto Internacional de Chennai. A empresa ampliou a sua produção em território indiano por meio das fabricantes Foxconn e Tata. A planta passou a operar inclusive aos domingos para atender à demanda crescente.

A Índia tem ganhado relevância na cadeia de suprimentos da Apple. Em 2024, as exportações de iPhones do país alcançaram US$ 6 bilhões, demonstrando o esforço da companhia em diversificar sua produção e reduzir a dependência da China.

Setor aéreo é impactado por tensões após medidas do governo dos EUA

As ações das principais companhias aéreas e concessionárias de aeroportos que atuam no Brasil encerraram a última semana em queda. O movimento foi impulsionado por incertezas econômicas e novas tensões comerciais após medidas anunciadas pelo governo dos EUA.

Em março, uma coalizão formada por quinze entidades do setor de aviação enviou uma carta aos secretários de Transporte e Comércio dos Estados Unidos, além do representante de Comércio, solicitando uma isenção para o setor aeroespacial nas tarifas recentemente impostas pelo governo Trump sobre importações do Canadá e do México.

No documento, as entidades alertam que a cadeia de suprimentos da aviação envolve milhares de fornecedores globais que fornecem componentes altamente regulados e que não podem ser facilmente substituídos. Elas defendem que minimizar interrupções no fornecimento é essencial para manter a competitividade da indústria aeroespacial dos EUA.

No mês anterior, Donald Trump anunciou tarifas de 25% sobre as importações de aço, alumínio e produtos derivados, impactando diversos países, incluindo o Brasil.

Índia carga aérea Exportação transporte aéreo iPhone Apple logística aérea tarifas dos EUA Aeroporto de Chennai

Leia também

Trump anuncia caça mais caro e avançado da história dos EUA
Em resposta a Donald Trump, Airbus ameaça priorizar entregas fora dos EUA