Pandemia amplia nova geração de aeronaves de carga na América Latina

Novas oportunidades estão sendo geradas pela modalidade de transporte

Marcel Cardoso Publicado em 01/10/2021, às 21h05 - Atualizado às 21h19

Terminal de cargas do aeroporto de Porto Alegre - Foto: Divulgação

A demanda por aeronaves exclusivamente de carga em todo o mundo se tornou mais importante do que nunca na pandemia do coronavírus. Por conta das fortes restrições ao transporte de passageiros, que estão agora em franca redução, a modalidade foi responsável por abrir novas oportunidades.

Dada a reconfiguração do cenário econômico global durante o último ano, a carga aérea é um fator-chave para atender à crescente demanda por grandes lotes de suprimentos médicos e vacinas contra a covid-19, bem como para o aumento do embarque de cargas geradas pelo constante aumento dos negócios de comércio eletrônico no mundo todo, o que levou até mesmo à intensificação das taxas de comércio entre regiões, como na América Latina e na Ásia.

Na Airbus, por exemplo, o programa A330P2F (P2F, passageiro para cargueiro, ou passenger to freighter, em inglês), que tem duas versões (A330-200P2F e A330-300P2F), posiciona-se como uma das opções para o mercado latino-americano de cargueiros. Dois dos motivos estão no consumo de combustível, que é 20% menor, e a carga útil, que é até 30% maior do que as de gerações anteriores.

Em todo o mundo, a demanda de carga aérea ultrapassou os níveis pré-pandêmicos em abril de 2021, com um crescimento de 12% (em relação a 2019), e cresceu 7,8% em relação ao mês anterior, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

 

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