Grupo de palestinos fazem voo histórico ao embarcar em um aeroporto ao sul de Israel para uma ilha do Mediterrâneo
Marcel Cardoso Publicado em 24/08/2022, às 10h20
Um grupo de palestinos de Belém, Jericó, Ramallah e Nablus, na Cisjordânia, realizou um voo histórico, na última segunda-feira (22). Isto foi possível através de um programa piloto do aeroporto Eilat-Ramon (ETM), no sul de Israel, que permite que cidadãos daquela região possam viajar ao exterior.
Um Embraer E195 (4X-EMC), da Arkia Israeli Airlines, foi designado para esta tarefa. A aeronave deixou o terminal israelense por volta das 6h (Brasília), com destino a Larnaca (LCA), no Chipre, onde pousou cerca de uma hora depois, transportando principalmente médicos e enfermeiros para uma conferência e para passar férias.
Atualmente, os palestinos da região da Faixa de Gaza que precisam viajar para o exterior normalmente seguem para Amã, na Jordânia. Porém, o caminho é marcado por transtornos, visto que imigração na passagem de fronteira israelense é congestionada e não fica aberta 24 horas por dia.
Segundo o escritório do Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), mais voos com este devem acontecer nas próximas semanas. Em setembro, mais opções de destinos internacionais a partir de ETM começarão a ser disponibilizadas, incluindo a Turquia.
Recentemente Israel vem abrindo sua política com vizinhos, fechando importantes acordos diplomáticos e comerciais. O avanço nas relações com a Palestina tem sido apoiado por frentes de ambos os lados, mas dependem de um continuo monitoramento de grupos radicais, incluindo do lado israelense.