Palestinos fazem voo histórico a partir de Israel

Grupo de palestinos fazem voo histórico ao embarcar em um aeroporto ao sul de Israel para uma ilha do Mediterrâneo

Marcel Cardoso Publicado em 24/08/2022, às 10h20

Outros voos deste tipo serão realizados nas próximas semanas - Arkia Israeli Airlines/Divulgação

Um grupo de palestinos de Belém, Jericó, Ramallah e Nablus, na Cisjordânia, realizou um voo histórico, na última segunda-feira (22). Isto foi possível através de um programa piloto do aeroporto Eilat-Ramon (ETM), no sul de Israel, que permite que cidadãos daquela região possam viajar ao exterior. 

Um Embraer E195 (4X-EMC), da Arkia Israeli Airlines, foi designado para esta tarefa. A aeronave deixou o terminal israelense por volta das 6h (Brasília), com destino a Larnaca (LCA), no Chipre, onde pousou cerca de uma hora depois, transportando principalmente médicos e enfermeiros para uma conferência e para passar férias.

Atualmente, os palestinos da região da Faixa de Gaza que precisam viajar para o exterior normalmente seguem para Amã, na Jordânia. Porém, o caminho é marcado por transtornos, visto que imigração na passagem de fronteira israelense é congestionada e não fica aberta 24 horas por dia.

Segundo o escritório do Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), mais voos com este devem acontecer nas próximas semanas. Em setembro, mais opções de destinos internacionais a partir de ETM começarão a ser disponibilizadas, incluindo a Turquia.

Recentemente Israel vem abrindo sua política com vizinhos, fechando importantes acordos diplomáticos e comerciais. O avanço nas relações com a Palestina tem sido apoiado por frentes de ambos os lados, mas dependem de um continuo monitoramento de grupos radicais, incluindo do lado israelense.

Voo Israel Arkia Chipre Eilat Palestinos

Leia também

Arábia Saudita abre espaço aéreo para Israel
Turquia e Israel assinam histórico acordo de céus abertos