Autopeças, calçados e maquinários são os principais itens de cargas transportadas internacionalmente pela Latam
Por Wesley Lichmann Publicado em 23/01/2023, às 10h42
A Latam Brasil transportou 130 mil toneladas de carga internacional entre os meses de janeiro a outubro de 2022. Do total de cargas transportadas internacionalmente pela empresa, 40% são destinados à exportação, mais da metade do volume registrado são de autopeças, calçados e maquinários.
Os três principais itens cargueiros correspondem a 54% das exportações realizadas pela empresa a partir do Brasil, e representam 70% da importação ao mercado nacional realizada pela unidade de cargas do grupo Latam no país.
A partir do seu principal centro de conexões, no aeroporto de Guarulhos, a Latam movimentou 54% de todo o volume de cargas para exportação, seguido por Viracopos, em Campinas; com 33% de participação e Porto Alegre com 3%. Cidade do México, Bogotá e Miami são os principais destinos dos produtos exportados pela Latam, e concentraram 33% das cargas manuseadas até o mês de outubro do ano passado.
Os itens de importação correspondem a 60% das cargas internacionais manuseadas pela Latam no país, 70% do volume é de autopeças, calçados e maquinários. Cerca de 55% das cargas registradas no segmento de importados tem sua origem nos Estados Unidos, seguido pela Espanha com 13%. Os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Manaus são os principais destinos, e receberam 86% das cargas internacionais transportadas pela companhia.
A Latam Cargo atende 154 destinos em vinte e cinco países, dez deles exclusivos para o transporte de cargas. A empresa planeja encerrar o ano de 2023 com vinte jatos exclusivos para o transporte de mercadorias.
"Esse levantamento mostra que conectamos o Brasil ao mercado exterior, abastecendo as cadeias de suprimentos e consumo, oferecendo soluções em transporte que entreguem a rapidez, segurança, confiabilidade e prazos que estes produtos demandam", diz Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.