Oos motores mais potentes da aviação comercial em 2025 tem destaque para a GE Aerospace e Rolls-Royce
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/06/2025, às 08h56
Os motores a jato são o coração da aviação comercial moderna, responsáveis por impulsionar aviões de grande porte em voos de longa distância com alta eficiência e segurança.
Em 2025, os cinco motores mais potentes da aviação comercial pertencem aos três gigantes do setor: General Electric, Rolls-Royce e Pratt & Whitney, que lideram o segmento com tecnologias cada vez mais avançadas.
Esses motores representam marcos em desempenho, eficiência de combustível e inovação em engenharia aeroespacial, sendo fundamentais para o avanço da aviação de longo alcance em um cenário global cada vez mais competitivo.
Conheça os cinco motores a jato mais potentes da aviação comercial em 2025:
Com 84.000 libras de empuxo, o Trent 900, da Rolls-Royce, é quinto mais potente entre os motores em uso na aviação comercial. Projetado como uma das opções de motorização para o Airbus A380, passou por atualizações que melhoraram a eficiência de combustível sem comprometer a potência necessária para operar a maior aeronave de passageiros do mundo.
Na quarta posição, o PW4000 da Pratt & Whitney oferece até 98.000 libras de empuxo. Desenvolvido no início dos anos 1980, foi o primeiro motor a equipar o Boeing 777-200 e também foi instalado nos Airbus A330, Boeing 767 e 747. Mais de 2.500 unidades foram produzidas até hoje.
O terceiro motor mais potente é o Trent XWB, da britânica Rolls-Royce, com empuxo de até 97.000 libras. Desenvolvido especificamente para o Airbus A350, entrou em serviço em 2015. Além de sua potência elevada, o Trent XWB é reconhecido por ser um dos motores de grande porte mais eficientes já fabricados, com consumo de combustível até 15% inferior ao de gerações anteriores da mesma classe, permitindo o A350 voar ultralongas distâncias, como a rota entre Singapura e os Estados Unidos.
Na segunda posição do ranking está o GE90, da General Electric, com empuxo de até 115.000 libras. Lançado eno início dos anos 1990, foi desenvolvido para equipar o Boeing 777, sendo uma das três opções de motorização da série -200. Com o lançamento do 777-300ER, se tornou o motor padrão da série de longo alcance. O GE90-115B se destaca por oferecer até 115.540 libras. As séries GE90-110B1/-113B/-115B contam diâmetro do fan de 3,3 metros.
O GE9X ocupa atualmente o posto de motor a jato mais potente já produzido para aviões comerciais, com empuxo máximo de 134.300 libras. Projetado para equipar o novo Boeing 777X, o motor ainda não entrou em operação comercial, mas está em operação dentro da campanha de ensaios em voo do 777-9. A previsão é que o avião seja certificado nos próximos meses e comece a voar regularmente em 2026.
O GE9X é uma evolução do motor GE90 e incorpora materiais compostos e fibra de carbono, o que garante menor peso, maior durabilidade e um consumo de combustível até 10% inferior à geração anterior. A combinação de potência e eficiência operacional é apontada como um dos principais trunfos do Boeing 777X, cuja promessa é oferecer voos de longo alcance com menores custos operacionais.