Mecânicos da Latam Airlines estão usando o equipamento para a manutenção de aviões
Marcel Cardoso Publicado em 18/04/2022, às 16h25
Pela primeira vez, uma companhia aérea latino-americana utiliza óculos de realidade aumentada para a manutenção de aeronaves. A Latam Airlines está usando o equipamento, que garante maior eficiência e agilidade em certas atividades deste tipo, em 20 bases da companhia no Brasil.
Os óculos, chamados de SmartGlass, funcionam por comando de voz. Eles são operados via 4G e podem transmitir imagens da aeronave em tempo real dos técnicos do centro de manutenção do aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, para o setor de engenharia ou até mesmo para o fabricante. Segundo a Latam, esse recurso permite aos técnicos um processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso, elevando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade.
O mecânico consegue, ainda, visualizar todo o manual de manutenção da aeronave. O acessório também tem cancelamento de ruído ativo, permitindo escutar somente a voz do técnico, mesmo em ambientes com nível elevado de ruído. O equipamento dispõe, ainda, de lanterna e zoom, produzindo fotos em alta definição.
“Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, afirma o diretor de Manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti.