Óculos de realidade aumentada são usados para a manutenção de aviões

Mecânicos da Latam Airlines estão usando o equipamento para a manutenção de aviões

Marcel Cardoso Publicado em 18/04/2022, às 16h25

Equipamento funciona via 4G e pode enviar imagens diretamente até ao fabricante do avião - Latam Airlines/Divulgação

Pela primeira vez, uma companhia aérea latino-americana utiliza óculos de realidade aumentada para a manutenção de aeronaves. A Latam Airlines está usando o equipamento, que garante maior eficiência e agilidade em certas atividades deste tipo, em 20 bases da companhia no Brasil.

Os óculos, chamados de SmartGlass, funcionam por comando de voz. Eles são operados via 4G e podem transmitir imagens da aeronave em tempo real dos técnicos do centro de manutenção do aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, para o setor de engenharia ou até mesmo para o fabricante. Segundo a Latam, esse recurso permite aos técnicos um processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso, elevando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade. 

O mecânico consegue, ainda, visualizar todo o manual de manutenção da aeronave. O acessório também tem cancelamento de ruído ativo, permitindo escutar somente a voz do técnico, mesmo em ambientes com nível elevado de ruído. O equipamento dispõe, ainda, de lanterna e zoom, produzindo fotos em alta definição.

Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, afirma o diretor de Manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti.

aeronave notícias de aviação avião aviação Latam Manutenção óculos realidade aumentada

Leia também

Latam se aproxima da recuperação total da capacidade doméstica no Brasil
Latam pretende usar 5% de combustível renovável até 2030