Relatório preliminar aponta que o MD-11F perdeu o motor esquerdo segundos após a decolagem devido a trincas de fadiga nas fixações do pilone
Por Marcel Cardoso e Edmundo Ubiratan Publicado em 20/11/2025, às 14h33
O relatório preliminar acidente com o MD-11F da UPS que caiu em Louisville, nos Estados Unidos, aponta que o avião perdeu o motor e o pilone esquerdo segundos após a decolagem, devido a uma falha estrutural nas fixações — informação que direciona a investigação para trincas de fadiga como causa inicial do acidente.
O NTSB, a agência de investigação de acidentes dos Estados Unidos, identificou a separação completa do motor esquerdo e do suporte (pilone) como evento inicial do acidente. O voo 2976 caiu logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Louisville Muhammad Ali, em 4 de novembro de 2025, vitimando 14 pessoas, incluindo três tripulantes.
O relatório preliminar divulgado pelo NTSB indica que o motor se desprendeu poucos segundos após a rotação, iniciando incêndio e perda de desempenho até o impacto.
De acordo com o documento, o MD-11F, matrícula N259UP, iniciou a corrida de decolagem pela pista 17R às 17h14 (horário local). Imagens das câmeras de vigilância do aeroporto, apresentadas no relatório, mostram a separação do motor número 1 e do pilone do lado esquerdo imediatamente após o início da rotação.
As cenas — registradas em uma sequência de seis quadros — revelam fogo intenso na região da fixação do pilone à asa, seguido da queda do conjunto motor-pilone sobre a pista enquanto a aeronave continuava sua trajetória ascendente.
O NTSB descreve que o avião subiu apenas cerca de 30 pés (9 metros) acima do nível da pista antes de iniciar uma rápida perda de altitude. Dados de ADS-B reforçam que o voo manteve desempenho reduzido até colidir com um depósito aproximadamente 915 metros da cabeceira, onde foi totalmente destruído pelo impacto e incêndio subsequente.
O relatório informa que três tripulantes estavam a bordo: comandante e dois copilotos. Todos possuíam habilitação para o MD-11 e experiência extensa no modelo. O comandante acumulava mais de 8.600 horas totais, sendo cerca de 4.900 horas no tipo. O copiloto em comando tinha cerca de 9.200 horas totais e pouco mais de 994 horas no MD-11F. Já o outro piloto somava mais de 15 mil horas totais e 8.700 horas no modelo.
O voo 2976 era uma operação de transporte doméstico regular e rotineira com plano de voo instrumento (IFR) entre Louisville e Honolulu, no Havaí.
A recuperação e análise dos destroços mostraram, de forma preliminar, que o motor e o pilone esquerdo se desprenderam integralmente da asa. As peças, encontradas em áreas distintas no local do acidente, apresentavam fraturas tanto nas lugs (pinos e suportes estruturais) quanto no alojamento do rolamento esférico que compõe a articulação do pilone.
O relatório detalha que os lugs dianteiro e traseiro do pilone esquerdo sofreram fratura de forma completa; O rolamento esférico da montagem traseira se soltou da asa, expondo a área da fixação; E fragmentos da carenagem e da estrutura do pilone foram recuperados próximos ao ponto inicial de queda.
No lado direito, o pilone do motor número três mostrou permanência estrutural maior, com separação apenas parcial dos conjuntos dianteiro e traseiro apenas após o impacto com o solo. O NTSB destaca que os danos observados são consistentes com falha estrutural iniciada nas fixações traseiras do pilone esquerdo.
As peças críticas — incluindo os lugs fraturados e o rolamento esférico — foram enviadas ao laboratório de materiais do NTSB. A inspeção preliminar identificou evidências de trincas de fadiga nos componentes do suporte traseiro da pilone esquerda. O relatório aponta que:
O NTSB destaca que as análises ainda estão em andamento, e o relatório final deverá confirmar a extensão das trincas e seu papel na sequência de falha estrutural.
Apesar das falhas estruturais, o MD-11F acidentado estava com toda a agenda de manutenção em dia e realizda de forma correta. O avião acumulava 102.992 horas totais e 21.043 ciclos e estava inserido no programa contínuo de manutenção (CAMP), com inspeções regulares de grande porte realizadas dentro dos prazos previstos.
O NTSB destaca que a última inspeção geral havia ocorrido em 28 de outubro de 2021, dentro do previsto nos manuais. As lubrificações periódicas dos rolamentos da pilone foram executadas até outubro de 2025. O hardware crítico da fixação esquerda deveria ter sido substituído aos 28.000 ciclos, limite ainda não atingido pela aeronave na data do acidente.
Todavia, a inspeção visual específica para trincas nas montagens traseiras não foi realizada porque o procedimento não é previsto no programa do fabricante. A agência observa que a substituição e inspeção dos componentes agora fazem parte de nova diretriz emergencial, visto que apenas agora foi constatado o risco real de falha estrutural no pilone.
Após o acidente, a UPS imobilizou toda sua frota de MD-11. O FAA, agência de aviação civil dos Estados Unidos, emitiu Diretiva de Emergência (AD 2025-23-51), ampliada posteriormente pela AD 2025-23-53, exigindo inspeções urgentes nas fixações de pilones de todos os MD-11 e DC-10 em serviço.
O relatório preliminar ainda relembra acidente semelhante ocorrido em 1979 com um DC-10 da American Airlines (voo 191), que perdeu o motor esquerdo após falha estrutural na pilone, reforçando a relevância das inspeções nessas aeronaves. Contudo, o problema, até o momento, não tem relação com a falha encontrada no voo 2976. Além disso, vale destacar que a investigação do NTSB permanece em andamento e deverá buscar entender os motivos da falha.
O documento reforça que a provável causa inicial do acidente foi a falha estrutural na fixação traseira do pilone esquerdo, que levou à separação do motor número 1 imediatamente após a rotação. A perda do motor, associada ao incêndio e ao dano aerodinâmico resultante, impediu o avião de ganhar altitude e levou ao impacto com um prédio próximo ao aeroporto.
A conclusão definitiva dependerá da continuidade das análises laboratoriais, da revisão dos dados de manutenção e das avaliações estruturais adicionais das peças recuperadas.