Sistema usa como base o intervalo de tempo e também as condições climáticas
Marcel Cardoso Publicado em 13/06/2022, às 08h50
O aeroporto internacional de Toronto (YYZ), no Canadá, adotou um novo sistema destinado a otimizar o espaçamento de aviões na aproximação para pouso, tendo como base o intervalo de tempo, considerando vários fatores, principalmente as condições climáticas.
O sistema, chamado de ‘Intelligent Approach’, começou a ser utilizado pela primeira vez nas Américas no fim de maio, começando por Toronto.
Segundo o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido (Nats), que auxiliou na implementação da tecnologia, a ferramenta calcula o intervalo de tempo ideal entre as aeronaves, com base em seu tipo e nas condições climáticas, permitindo que os intervalos de pouso sejam mantidos mesmo com fortes ventos contrários (ventos de proa).
Em monitores da torre de controle são exibidos gráficos para ilustrar a situação e garantir a otimização do espaçamento das aeronaves. O Nats garante que o aeroporto de Toronto, que tem cinco pistas, receberá capacidade extra, reduzindo os atrasos em condições climáticas adversas. O aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres, foi o primeiro a implementar o sistema, em 2015, e viu os atrasos relacionados a fortes ventos de proa reduzirem em mais de 60%.
O aeroporto internacional de Schiphol (AMS), o principal da Holanda e principal centro de operações (hub) da KLM, será o próximo a adotar o ‘Intelligent Approach’, nas próximas semanas.