Novo PC-24 surpreende com opções de acabamento e melhorias no desempenho

Com ganhos de peso, modificações no jato PC-24 garantem incrementos de desempenho, além da opção de colocar uma galley traseira ou um divã na cabine de passageiros

Por Edmundo Ubiratan, de São Roque Publicado em 27/08/2024, às 13h00

- Pilatus

No final de 2023, durante a NBAA-BACE, a Pilatus anunciou que havia obtido consideráveis ganhos de desempenho para o PC-24, com ampliação da carga útil e alcance, além de melhorias no interior.

O aumento nos números ocorreu após um aprimoramento de elementos estruturais de asa e fuselagem, permitindo reduzir o peso de aproximadamente 700 componentes, que foram redesenhados ou tiveram seu método construtivo aperfeiçoado.

Assim, o PC-24, a partir das primeiras entregas de 2024, teve um alcance máximo com seis passageiros ampliado para 2.000 milhas náuticas (3.704 quilômetros), uma melhora sensível de 200 milhas náuticas (370 quilômetros), o que ocorreu após um aumento de 600 libras (272 quilos) na carga útil total de combustível e na capacidade de carga paga.

Desempenho

Com as melhorias, o PC-24 agora oferece uma carga útil total de combustível, em operação single-pilot, adicional de 1.315 libras (596 quilos) e apresenta uma capacidade de carga útil máxima de 3.100 libras (1.406 quilos).

As melhorias ainda permitiram ao PC-24 manter suas capacidades operacionais em pistas curtas ou não preparadas, podendo no peso máximo de decolagem, ao nível do mar, exigir apenas 941 metros de pista.

O PC-24 agora oferece uma carga útil total de combustível, em operação single-pilot, adicional de 596 quilos e capacidade de carga útil máxima de 1.406 quilos.

“O aumento da carga útil foi alcançado por meio do refinamento dos elementos estruturais da asa e da fuselagem para reduzir o peso vazio da fuselagem e, ao mesmo tempo, aumentar o limite máximo de peso bruto de decolagem”, destacou Bruno Cervia, vice-presidente de engenharia da Pilatus.

Para validar as mudanças de quase 1.000 itens, a Pilatus teve de realizar uma extensa campanha de testes e ensaios em voo para permitir expandir o novo envelope de voo considerando pesos operacionais maiores e a redução no peso estrutural da aeronave. Informalmente, executivos da Pilatus passaram a considerar o PC-24 não como um jato leve, mas um jato muito leve, em uma brincadeira com o fato de a redução de peso ter tornado o avião mais capaz.

Para o Brasil, a expectativa é que a nova geração agregue mais capacidade, especialmente em operações no interior do país, onde a maioria dos aeródromos é bastante limitada em questão de comprimento de pista e infraestrutura de apoio. Não por um acaso, a Synerjet, representante da Pilatus no Brasil, realizou um tour com um PC-24 por alguns países na América Latina, demonstrando as melhorias no projeto.

Divã

O que mais chama atenção é o novo interior, que recebeu uma série de melhorias. Embora as mudanças de peso e desempenho sejam importantes, para muitos operadores, o novo interior, que inclui opção de divã, é um destaque adicional, quando não o principal.

Lançamento do divã conquistou clientes ao redor do mundo e CEO da Pilatus, Markus Bucher, afirmou que não esperava que “as pessoas ficassem tão loucas por isso”

 

Embora o PC-24 já tenha o maior volume de cabine da categoria, a Pilatus conseguiu com alguns ajustes pontuais melhorar o layout do interior, além de oferecer novos acabamentos. E aqui vale um adendo, a Pilatus desde os seus robustos monoturboélices, como o PC-6 Porter, que pese ter sido projetado como um avião robusto e simples, sempre se destacou pela qualidade construtiva e acabamento, o que no fundo é uma tradição suíça. O país é famoso por sua indústria de alta precisão e produtos de elevada qualidade, indo desde relógios, passando por café torrado, até aviões.

Instalação do divã exige um preparo dedicado da estrutra para sua fixação, o tornando um item permanente no avião

O avião apresentado pela Synerjet não dispunha do divã, mas a própria empresa destacou sua presença e, em recente entrevista à norte-americana Aviation Week, o CEO da Pilatus, Markus Bucher, disse que a procura pelo acessório é um grande sucesso, e que a empresa não esperava que “as pessoas ficassem tão loucas por isso”.

A justificativa é plausível, o grande sofá lateral, com 1,98 metro de comprimento, pode ser convertido em cama durante o voo, além de acomodar três pessoas confortavelmente. O divã usualmente é um item comum em jatos médios ou supermédios, oferecendo um maior nível de conforto e um ambiente mais leve a bordo.

Em viagens com maior duração, especialmente no final de um dia de reuniões, o divã oferece ao passageiro uma oportunidade de descansar durante o voo. Para famílias, é uma opção para aumentar o conforto de crianças, seja em um espaço mais amplo para distração ou para permitir uma acomodação mais fácil durante o sono. E mesmo em reuniões a bordo o sofá lateral convida para uma atmosfera mais intimista, que pode ser um diferencial em determinadas conversas e acordos.

Configurações

A Pilatus ainda oferece ao todo seis opções de configuração interna, desde o layout clássico, passando pelo club seat até o divã. Outra mudança importante foi a possibilidade de uma galley traseira, que, na verdade, são dois armários adicionais instalados no local dos dois assentos padrões, chamados de commuter, no final da cabine.

Uma das vantagens é a flexibilidade, permitindo retirar os dois últimos assentos, instalando as galleys, ou ainda usando a área livre para transporte de carga adicional. “Geralmente os clientes optam pelos cabinets ou pelos assentos commuter, porém, é possível comprar os dois e trocá-los”, explicou Priscila Belo, consultora de vendas da Synerjet.

Além disso, alguns usuários brasileiros optam por instalar os assentos executivos em todo o avião, evitando os dois finais no estilo padrão. O contra é que não é possível remover os bancos executivos apenas retirando uma trava, exigindo assim um trabalho em oficina e com maior tempo de parada. “Como a maioria desses clientes usa avião para transporte executivo, eles preferem que todos tenham o mesmo assento, evitando uma espécie de ‘menor prestígio’ para quem viaja nos últimos [assentos]”, pontou Belo.

Baixo ruído

Outro destaque do projeto atual é a declarada melhoria nos níveis de ruído ambiental pela otimização dos dutos da unidade de serviço de passageiros, dos painéis de absorção de ruído e dos dutos de entrada de ar acessórios do motor ajustados. Embora nossa equipe não tenha viajado no novo PC-24, o modelo anterior, onde fizemos um ensaio exclusivo na edição 330, já tinha um ruído interno bastante baixo.

Ainda assim, durante nossa visita, a apresentação do modelo 2024, pedimos para apenas fechar a divisória entre a galley e a cabine de passageiros, o que por si só apresentou uma nítida redução do barulho externo.

O avião estava no hangar da Synerjet e com algumas operações de manutenção ocorrendo ao lado, que não foram perceptíveis nem mesmo durante a gravação do vídeo ao lado.

Chama atenção ainda as melhorias nas áreas de armários e nos móveis, que ganharam novo acabamento e um refinamento adicional, otimizando o espaço de cabine e ainda a percepção visual.

A Pilatus fez parceria com a Lufthansa Technik para incorporar um novo sistema integrado de gerenciamento de cabine (iCMS) com um controlador de tela sensível ao toque de 10" com mapa móvel em 3D, quatro alto-falantes de cabine de alta fidelidade com opção de subwoofer, iluminação ambiente, portas USB e armazenamento de mídia.

Cada vez mais presente nos jatos de negócios, o uso de aviônica com telas sensíveis ao toque oferecem a eliminação de diversos botões e simplificação da operação

 

No cockpit, uma das melhorias mais visíveis é a introdução do FMS sensível ao toque, tornando a operação mais simples e seguindo à tendência adotada em aeronaves maiores, como os modelos topo de linha de Gulfstream e Dassault.

Aliás, essa é uma característica cada vez mais presente nos jatos de negócios, o uso de aviônica com telas sensíveis ao toque e que oferecem a eliminação de diversos botões, o que na prática torna a operação mais simples e reduz o peso. Por menos que um botão pese, o sistema analógico todo somado adiciona alguns quilos a mais ao avião. Além disso, o uso de tecnologias como smartphones tornou usual e simples absorver a ideia de funções na tela.

Serviços preditivos

Por fim, segundo a Pilatus, todos os PC-24 a partir do número de série 501 serão equipados com um novo recurso para permitir serviços preditivos. A transmissão automatizada de dados importantes da aeronave diretamente para a Pilatus no momento do pouso será analisada e, se necessário, uma recomendação preditiva será feita ao operador.

“Mais alcance, maior carga útil, maior conforto e maior operabilidade foram o foco principal deste importante programa de melhoria do PC-24. A atualização do PC-24 inclui mais de 1.000 modificações em toda a aeronave. Mais uma vez, fomos até ao limite do possível, fazendo uso máximo das nossas capacidades de engenharia”, destacou Bucher.

O Brasil segue sendo um dos mercados com maior potencial para o PC-24, que já opera em regime de propriedade compartilhada e também com operadores privados, em especial atendendo voos de curta e média duração, voando entre centros urbanos e cidades do interior com pistas curtas.

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