Novo motor do moderno caça F-35 avança nos testes

Motor da General Electric vai proporcionar mais potência e eficácia de combustível para o F-35

Por André Magalhães Publicado em 04/04/2022, às 14h25

Motores do fabricante inglês também equipam o novo F-15EX,na versão F-110GE-129 - USAF / Sgt. Nicolas Myers

Os Estados Unidos trabalham em uma nova geracão de motores para o F-35, que deverá substituir os atuais propulsores da Pratt & Whitney F-135 por pelos XA100 desenvolvidos pela GE Aviation.

Entre os objetivos melhorar a eficiência através de novas tecnologias de materiais e conceito do núcleo. As mudanças deverão permitir uma redução no consumo de combustível e maior potência nominal.

A General Electric e a Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) iniciaram no dia 25 de março os testes do motor GE XA100, que vai equipar os caças F-35A e F-35C. Os ensaios estão em sua segunda fase, sendo realizado no Arnold Engineering Development Complex (Aedc), no estado do Tennessee.

“As instalações de testes avançados da Aedc são um ativo nacional único. Estamos entusiasmados em começar a testar aqui e continuar amadurecendo este sistema de propulsão que acreditamos representar o futuro do F-35”, disse David Tweedie, gerente geral da GE Edison Works para Advanced Combat Engines.

A primeira fase do teste com o novo motor foi concluída em novembro de 2021 na cidade de Evendale, no estado de Ohio.

“O XA100 fornece simultaneamente melhorias transformacionais em eficiência de combustível, empuxo, potência e gerenciamento térmico que simplesmente não podem ser igualados por sistemas de propulsão legados”, completou Tweedie.

O XA100 terá maior potência que o atual motos F-135, com empuxo de 45.000 lbf, contra 40.000 lbf do atual motor.

De acordo com o fabricante, outra característica do motor da GE é a melhor eficiência de combustível (25%) e mais capacidade de dissipação de calor da aeronave, tudo dentro do mesmo envelope físico dos sistemas de propulsão atuais.

aeronave notícias de aviação avião aviação Lockheed Martin Furtivo Caça F-35A F-35C Motor General Electric

Leia também

Com aumento de caças furtivos F-35 Israel amplia sua capacidade aérea
Nova versão do F-35 será desenvolvida para cliente desconhecido