Uma investigação foi aberta após um ATR 72-500 da Chalair ter problemas nos controles após decolar de aeroporto na França
Por Marcel Cardoso Publicado em 07/10/2024, às 07h59
Investigadores franceses estão analisando um incidente envolvendo um ATR 72-500 da companhia aérea regional Chalair Aviation, que ocorreu no último dia 21 de setembro, na França.
De acordo com o Bureau d'Enquêtes et d'Analyses (BEA), o equivalente ao Cenipa no Brasil, o piloto da aeronave de matrícula F-HBCM, em operação desde 2006, relatou "dificuldade nos controles" durante a decolagem do aeroporto de Caen-Carpiquet (CFR), na região da Normandia. A tripulação, em seguida, notou uma "posição inesperada do compensador".
Ainda segundo a BEA, "durante a aproximação ao destino, após uma mensagem, o controlador transmitiu instruções à tripulação para uma nova distribuição de passageiros". O avião, que tinha como destino o aeroporto de Kerry (KIR), na Irlanda, pousou normalmente.
A aeronave foi originalmente entregue à companhia indiana Air Deccan e, posteriormente, operado por diversas empresas, como a Air Europa Express, antes de ser transferido para a Chalair no início deste ano. Esta opera uma frota de turboélices que inclui modelos ATR 72 e ATR 42.
A BEA ainda não concluiu as investigações para determinar a causa definitiva do incidente.