Novo F-39 Gripen da FAB participará pela primeira vez do Cruzex 2024

Exercício militar Cruzeiro do Sul envolve 16 países e mais de 50 aeronaves, a ser realizado em Natal, RN

Por Micael Rocha Publicado em 16/10/2024, às 16h00

Dezesseis países participarão do exercício militar, com mais de 50 aeronaves envolvidas, entre elas o Gripen F-39 da FAB - Saab

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que realizará o exercício multinacional Cruzeiro do Sul (Cruzex) 2024 entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. Participam do exercício militar dezesseis países, com mais de 50 aeronaves envolvidas, além de pessoal especializado em operações cibernéticas e espaciais.

Entre os países que enviam esquadrões de voo estão Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. Além disso, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai participam como observadores. O exercício visa promover o treinamento conjunto entre as nações em cenários de conflito aéreo.

A Cruzex 2024 também introduz uma novidade: o domínio cibernético. O exercício contará com o Cruzex Cyber, uma simulação cibernética que busca melhorar a segurança dos sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais. Este novo formato emprega um modelo de Capture The Flag (CTF), desafiando as forças a proteger e atacar sistemas virtuais.

O Brasil estará representado por diversas aeronaves, incluindo os caças F-39 Gripen, F5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil. Outros países, como Estados Unidos, Argentina e Chile, também contribuirão com aeronaves de combate e reabastecimento, como F-15, KC-130 e F-16, entre outros.

O exercício militar Cruzex teve sua primeira edição em 2002, em Canoas (RS), com a participação de Brasil, Argentina e França. Desde então, o exercício multinacional foi realizado em várias localidades, como Natal e Anápolis, reunindo vários países e aumentando o número de participantes ao longo dos anos.

FAB Cruzeiro do Sul Força Aérea Brasileira Cruzex 2024 exercício militar multinacional

Leia também

Brasil, líder de grandes exercícios aéreos internacionais
Nordeste recebe mais uma vez a CRUZEX