Embraer E195-E2 pousou pela primeira vez no aeroporto London City, em Londres
Marcel Cardoso Publicado em 22/07/2022, às 08h58
O segundo novo e-jet da Embraer, o E195-E2, pousou pela primeira vez no aeroporto London City (LCY) em Londres, nesta sexta-feira (22).
A visita ocorre antes da certificação da aeronave para aproximação íngreme no terminal, prevista para o fim do ano. Ela incluiu testes de manuseio em solo e outros preparativos para o primeiro voo programado da aeronave para LCY, que deverá ser realizado logo após a certificação.
A primeira versão do e-jet do fabricante brasileiro, o E190-E2, já havia iniciado suas operações no aeroporto em setembro de 2021. Segundo a Embraer, London City é um componente vital da conectividade da capital britânica e suas aeronaves podem lidar de forma ímpar com os desafios das operações no local.
O E195-E2 tem capacidade para até 146 passageiros e voou do Farnborough Airshow, evento que termina hoje, com uma mistura de 39% de combustível sustentável de aviação. A aeronave de teste da Embraer foi recebida pelo tradicional batismo (water salute) da brigada de incêndio do aeroporto.
“A chegada do E195-E2 sinaliza que estamos prestes a receber mais aeronaves de nova geração que oferecem desempenho ambiental de classe mundial, transportam mais passageiros e têm potencial para conectar este aeroporto com mais mercados globais. Este momento também representa a força da parceria que temos com a Embraer e, juntos, desafiando os limites do que é possível neste aeroporto, pois ela será confortavelmente a maior aeronave a operar a partir de LCY”, segundo Alison FitzGerald, diretora de operações da empresa que administra o aeroporto.
No Brasil, o E195-E2 é operado pela Azul Linhas Aéreas, que possui dez aeronaves em sua frota. A última entrega foi realizada em dezembro de 2020.