Novo avião turbo-hélice da Cessna é certificado nos Estados Unidos

Cessna SkyCourier foi criado para atender a elevada demanda de cargas expressas e transporte subregional

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 14/03/2022, às 16h30

SkyCourier realizou o primeiro voo em maio de 2020 e foi certificado já com novas regras da FAA - Divulgação

A Textron Aviation recebeu a certificação do novo turbo-hélice comercial Cessna SkyCourier. O projeto desenvolvido do zero, após consulta com os principais cliente do mercado, permitiu criar um bimotor turbo-hélice de asa alta, com capacidade para ser usado no transporte de passageiros e de carga.

O voo inaugural do SkyCourier ocorreu em maio de 2020, em plana crise sanitária, iniciando assim uma campanha de ensaios que acumulou 2.100 horas de voo, além de milhares de horas de ensaio em laboratório e simulação avançada.

A FedEx será o primeiro cliente a receber o modelo, de um total de cinquenta aeronaves encomendadas, além de opção para outros 50. A empresa planeja voar com o novo SkyCourier em suas principais rotas cargueiras regionais, onde existe elevada demanda de encomendas expressas, em especial geradas pelo comércio eletrônico.

A Textron Aviation obteve a certificação da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, dentro do prazo estimado de 20 meses, e já atuando dentro de novas regras de homologação em vigor. Desde o acidente com os Boeing 737 MAX a FAA trabalha com maior rigor no acompanhamento de todo o processo de certificação.

aeronave notícias de aviação avião aviação Boeing 737 MAX EUA FedEx SkyCourier Textron Cessna FAA 737

Leia também

Novo bimotor da Cessna entra em produção e FedEx será o primeiro operador
Novo bimotor da Cessna realiza primeiro voo nos EUA