KC-46A Pegasus voou por ambas fronteiras dos Estados Unidos antes de voltar ao seu ponto de partida
Por André Magalhães Publicado em 11/05/2022, às 08h00
Um KC-46A Pegasus, aeronave de reabastecimento em voo da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), quebrou um recorde ao realizar um voo de 24, 2 horas, saindo da base aérea de McConnell, Kansas, e retornando para o mesmo local de partida entre os dias 5 e 6 de maio.
O voo é considerado o de maior duração da história do Comando de Mobilidade Aérea da Usaf, sendo necessário um grande planejamento para que fosse possível a ousada missão.O Pegasus voou ao longo de ambas as fronteiras internacionais dos EUA, bem como na maioria de ambas as costas antes de voltar à McConnell.
Um dos planejamentos foram os reabastecimentos necessários para o avião, tanto que outro KC-46 reabasteceu a aeronave da missão que, por sua vez, transferiu combustível para quatro caças de F-35 Lightning II.
A aeronave tinha uma tripulação de seis pilotos, três operadores de combustível, um fotojornalista e um médico assistente. Assim como é feito em voos comerciais de longa, duração houve a troca de pilotos em determinados momentos .
“Esta surtida ajuda as forças de mobilidade a identificar a melhor forma de operar em surtidas de longa duração, de humanos, máquinas e aspectos de missão. Os voos de longa duração são inerentemente cheios de riscos, e a realização dessa operação agora nos permite identificar esses riscos", disse coronel Nate Vogel, comandante da 22ª Ala de Reabastecimento Aéreo.