Phenom 300E recebeu uma série de aprimoramentos ampliando capacidades do modelo original
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 28/03/2020, às 16h00 - Atualizado às 19h34
Phenom 300E passou por extenso programa de modernização e se tornou o modelo mais rápido da categoria
A Embraer Aviação Executiva recebeu a tripla certificação para Phenom 300E, emitida simultaneamente pela Anac, FAA, dos Estados Unidos e EASA, na Europa. Os documentos foram expedidos após o avião cumprir todos os requisitos básicos de projeto.
O Phenom 300E se tornou o avião a jato single-pilot mais veloz e com maior alcance do mundo, capaz de atingir Mach 0.80. O modelo possui alcance de 2.010 nm (3.723 km), com cinco ocupantes em condições NBAA IFR, carga útil máxima de 1.196 kg (2.636 lb), comprimento de pista para decolagem de apenas 978 metros e para pouso de 674 metros.
Nova suíte de aviônicos melhorou a onsciência situacional
A expectativa é que o modelo esteja disponível para entrega a partir do segundo trimestre de 2020. Após uma completa revisão do projeto básico, o Phenom 300E passou a contar também com uma cabine mais silenciosa e dispõem de atualizações na suíte aviônica.
A atualização da aviônica foi um dos aspectos mais importantes do programa, com o avião sendo equipado com o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseada no consagrado conjunto aviônico Garmin 3000. Mudanças consideráveis melhoraram a ampla consciência situacional, com informações claras sobre velocidade, altitude, combustível, desempenho do motor e outros parâmetros de voo.ao incluir um sistema de avaliação e alerta de performance de pouso (ROAAS), proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, assim como PERF e TOLD, dentre outros sistemas. A Embraer é se tornou primeiro fabricante na aviação executiva a desenvolver e certificar um sistema de avaliação e alerta de performance de pouso (ROAAS).
No cockpit ainda houve mudanças nos trilhos dos assentos dos pilotos, que estão cerca de 40% maiores, proporcionando mais espaço para as pernas. A cabine de comando também permite operação single-pilot.
Interior Bossa Nova desenvolvido para a família Praetor passa a ser disponível no Phenom 300E
Os passageiros contam agora com pressurização da cabine de 6.600 pés (no FL450). A cabine Oval Lite de 5,23 m de comprimento ampliou o espaço livre para a cabeça, assim como no corredor, proporcionando um voo confortável. A nova edição do interior Bossa Nova, premiada como melhor design de interiores no International Yacht & Aviation Awards 2019 e originalmente lançada para o jato Praetor 600, agora é também uma opção disponível para o Phenom 300E.
As diversas zonas de temperatura da cabine e o sistema de controle de cabine nice HD da Lufthansa Technik, oferece integração de dispositivos portáteis e transmissão de áudio e vídeo sem fio.
Outros recursos tipicamente encontrados em categorias superiores são o ponto único de reabastecimento por pressão e serviço externo do toalete.