Configuração final do novo ATR 42-600S estará pronta até dezembro
Marcel Cardoso Publicado em 11/05/2022, às 09h25
O ATR 42-600S Stol, parcialmente configurado para pousos e decolagens de pistas de até 800 metros, fez o seu primeiro voo nesta quarta-feira (11).
A aeronave decolou do aeroporto de Francazal (LFBF), em Toulouse, na França, às 5h (Brasília). Durante duas horas e quinze minutos, a tripulação realizou uma série de testes para medir o desempenho de seus sistemas atualizados. Em seguida, o avião pousou em segurança novamente no ponto de origem.
Após a conclusão deste primeiro voo, considerado bem sucedido pelo fabricante, novas funcionalidades serão testadas uma de cada vez, começando pelo MFC-NG (Multifuncional Computer New Generation), seguido pelo autobrake, ground spoiler e sistemas de classificação de decolagem aprimorados.
Atualmente, há cerca de 500 aeroportos em todo o mundo com pistas entre 800 e 1.000 metros (2.625 a 3.281 pés) que poderiam receber o ATR 42-600S. Um exemplo, no Brasil, é o aeroporto de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro, com 900 metros de extensão.
A aeronave entrará em sua configuração final até dezembro com a adição de um novo leme maior e passará para a fase de certificação em 2023. Até o momento, vinte companhias aéreas e arrendadores encomendaram unidades do modelo convertido.