Novo avião chinês C919, da Comac, recebeu certificação de tipo de reguladores locais
Marcel Cardoso Publicado em 29/09/2022, às 10h28
A Administração da Aviação Civil da China (Caac) concedeu certificação de tipo ao Comac C919 em uma cerimônia realizada no aeroporto internacional de Pequim (PEK).
NEWS: Comac’s C919 airliner, China’s first large passenger airplane aimed at competing with Boeing’s 737 and Airbus’s A320, awarded local certification by the country’s aviation regulator. China joins an exclusive club of nations with an indigenous airliner. pic.twitter.com/ex9BsPBzLm
— Jon Ostrower (@jonostrower) September 29, 2022
O feito é considerado histórico para a aviação local, pois significa que este modelo está apto para entrar em operação comercial, depois de passar por todas as normas de aeronavegabilidade exigidas pelas autoridades chinesas. A primeira cliente do C919, a OTT Airlines, subsidiária da China Eastern Airlines, deverá receber o primeiro avião até dezembro.
Como AERO Magazine já informou, a promessa do fabricante é fazer concorrência direta com a família A320neo, da Airbus, e com o Boeing 737 MAX, oferecendo um projeto similar, com amplo uso de fornecedores ocidentais e se beneficiando de um projeto mais novo.
O projeto do C919 foi apresentado pela Comac em 2008. Três anos depois, o primeiro protótipo começou a ser produzido e o primeiro voo ocorreu em maio de 2017. Nos dois anos seguintes, outros cinco protótipos ganharam os céus. Em maio deste ano, a aeronave de matrícula B-001J, talvez a única a ser entregue este ano, fez um voo de pré-entrega à OTT.
O preço de venda do modelo está avaliado, na cotação atual, em US$ 101 milhões (R$ 545,1 milhões).