Novas regras permitem o Brasil ter indústria de balões certificados

Após mudanças criadas pelo Voo Simples a Anac recebeu o primeiro pedido de certificação de balão brasileiro

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 04/04/2022, às 16h33

MP do Voo Simples permitirá viabilizar a construção de balões certificados no BRasil - Divulgação

A Anac recebeu o primeiro pedido para certificação de tipo para um balão produzido no Brasil. O modelo é produzido pela Rubic Balões, que há vários anos vem desenvolvendo e construindo balões experimentais para voo livre, competições, balões de formato especial para exibições, entre outros.

Ao contrário dos projetos anteriores, o modelo certificado assegura padrões de desempenho e segurança ao projeto, permitindo novas possibilidades de uso para os balões.

De acordo com a Anac, entre as vantagens da certificação de tipo está em permitir aa realização de voos panorâmicos e treinamentos em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC). Além disso, há a possibilidade de acessar mercados internacionais, que exigem um nível de segurança comprovado, desde a concepção até a montagem final do balão.

A Anac ainda destacou que com a Medida Provisória nº 1.089 (Voo Simples), de 29 de dezembro de 2021, e a Resolução nº 653, de 20 de dezembro de 2021, a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC) para a certificação de balões caiu de aproximadamente R$ 900 mil para R$ 20 mil, viabilizando, assim, o desenvolvimento e a certificação de balões nacionais.

A agência reconheceu em nota que diversas taxas antigas eram desproporcionais à realidade do setor, criando barreiras à certificação dos regulados no país, oque favorecia a importação de balões, visto a inexistência de modelos nacionais certificados. Com a revisão da tabela da TFAC, os valores estabelecidos tornaram-se mais aderentes à realidade nacional, viabilizando projetos que, sob os parâmetros de cobrança anteriores, emperravam diante de custos regulatórios elevados.

aeronave notícias de aviação avião aviação Anac Voo Simples certificação aeronáutica balão balonismo

Leia também

Aeroportos da Amazônia Legal são beneficiados pelo Voo Simples
Governo brasileiro lança política para modernizar aviação