Projeto Link-BR2 ampliará segurança e integração com o Sistema de Enlace de Dados Táticos
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/10/2020, às 09h00 - Atualizado às 19h38
Projeto Link-BR2 permitirá a completa integração entre as aeronaves da FAB e os centros em terra
A FAB poderá contar com um novo sistema de comunicação, comando e controle, que ampliará a capacidade e a segurança do sistema. O projeto Link-BR2 foi apresentado pela Mectrom Comm, utilizando um avançado protocolo encriptado e com alto grau de segurança, que permitirá a integração no Sistema de Enlace de Dados Táticos.
O sistema pretende proporcionar o compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, vídeos e entre outros, entre aeronaves e equipes de solo. A adoção de uma nova rede de enlace de dados é fundamental para operação futura, integrando a comunicação completa entre os caças Gripen, F-5M, A-1M e A-29, os aviões de comando e controle E-99 e os respectivos centros em terra.
A apresentação do projeto pela Mectron Comm abordou sobre o Design Reviews, quando foram verificadas as modificações da plataforma do caça F-5M e o Protocolo de Comunicação, além da comprovação de testes para garantir a confiabilidade de desenvolvimento e operação.
“Estamos bastante satisfeitos com a evolução apresentada e estamos confiantes na preparação para a Campanha de Ensaios em Voo que, em breve, será iniciada. A integração dos diversos meios na Rede Link-BR2 colocará a Força Aérea em um novo patamar operacional, permitindo a efetiva atuação na era da Guerra Centrada em Redes (NCW – Network Centric Warfare)”, explicou Romulo Silva de Oliveira, major especialista em comunicações e gerente do projeto da FAB.