Petrolífera dos EUA planeja iniciar a comercialização de nova gasolina de aviação sem chumbo até segundo semestre de 2024
Por Micael Rocha Publicado em 19/02/2024, às 14h00
A petrolífera Vitol Aviation iniciou o processo de produção dos primeiros lotes em grande escala de G100UL, um novo tipo de gasolina de aviação já aprovado pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos.
O G100UL é um combustível de 100 octanas, mas isento de chumbo. Dentre as vantagens sobre a tradicional Avgás, destacam-se a ausência de depósitos de chumbo metálico na câmara de combustão, aumento no intervalo de troca de velas e a redução de emissão desse material particulado na atmosfera.
Desenvolvido pela General Aviation Modifications Inc (GAMI), os operadores de aeronaves da Califórnia serão os primeiros a utilizarem o novo combustível de 100 octanas sem chumbo. Para tal, a Vitol está reconfigurando suas instalações de refino, mistura e armazenamento.
Ainda que a expectativa seja ampliar o uso de combustíveis alternativos na aviação, inclusive entre aeronaves de pequeno porte, George Braly, chefe de engenharia da GAMI, informou que o novo derivado de petróleo terá um custo maior.
“Os componentes premium necessários para se fazer esse combustível custam mais”, disse Braly. “Não existe almoço grátis.” Segundo o executivo, os custos dos componentes usado para produzir um galão do novo combustível são entre 85 centavos de dólar e 1,15 dólar maiores que o do Avgas tradicional.
Em conversão direta, apenas os custos de produção chega a superar os R$ 5,70 por galão de G100UL. Ainda assim, nos Estados Unidos, a expectativa é que o novo combustível esteja disponível inicialmente para a Costa Oeste, sobretudo na Califórnia, no primeiro semestre deste ano.