Aeronave elétrica da Volocopter passou por testes de desconflito por meio de três cenários de voo
Marcel Cardoso Publicado em 29/09/2022, às 06h19
As empresas europeias M3 Systems e Pipistrel auxiliaram nos primeiros testes de desconflito da aeronave elétrica da Volocopter no aeródromo de Pontoise (POX), perto de Paris, na França.
O projeto Corus-Xuam, financiado pela iniciativa da União Europeia Single European Sky ATM Research (Sesar) Joint Undertaking, tem como foco resolver o desafio da integração convencional e nova do sistema de gerenciamento de tráfego e consiste em 19 parceiros e 11 terceiros relacionados. As empresas completaram campanhas individuais de teste de voo antes deste evento, a fim de colocar suas aeronaves em linha com os serviços de espaço U.
Os testes duraram uma semana, através da simulação de três manobras de evasão diferentes em situações reais onde ocorrem circunstâncias imprevistas, como um fechamento completo do aeroporto ou vertiporto, uma área de aproximação e decolagem (Fato) indisponível e desconflito de tráfego.
Foram testados três cenários de voo:
1) A ocupação inesperada de um Fato e desvio de aeronaves devido ao pouso prioritário de outra aeronave – aeronaves da Pipistrel e da Volocopter.
2) O desvio de uma rota de voo devido ao fechamento de um aeroporto ou vertiporto – M3 Systems.
3) O desvio de uma rota de voo com duas aeronaves voando pelo mesmo caminho – M3 Systems e Volocopter.
A campanha conjunta entre as três empresas e os parceiros franceses Groupe ADP e sua subsidiária integral Hologarde, teve como objetivo alcançar uma interação suave dentro e entre os novos sistemas de gerenciamento de tráfego não tripulado (UTM) do novo espaço aéreo inferior e os sistemas de atm padrão de aviação civil.
"Construir um ecossistema eficiente em torno da UAM (mobilidade aérea urbana) é a missão da Volocopter, e conectar a integração ATM/UTM (gerenciamento de tráfego aéreo/não tripulado) com nossa plataforma digital está prestes a ser parte integrante de levar o UAM às megacidades em todo o mundo”, segundo Oliver Reinhardt, Diretor de Risco e Certificação (Crco) da Volocopter.