Novos aviões C-130J Hercules substituirão os veteranos P-3 Orion usados há quase 50 anos como caçadores de furações
Por Micael Rocha Publicado em 04/10/2024, às 08h50
O Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) está adquirindo duas novas aeronaves C-130J Super Hercules para substituir os veteranos Lockheed P-3 Orion, que foram utilizados no monitoramento de furacões ao longo dos últimos 50 anos.
O financiamento para essas aeronaves foi viabilizado em parte por uma alocação especial aprovada em 2023 e serão equipadas com tecnologia avançada, desenvolvida pelo NOAA em parceria com outras organizações. De acordo com o NOAA, os novos C-130J irão aprimorar a coleta de dados críticos sobre furacões, rios atmosféricos e mudanças climáticas.
Os C-130J Hercules serão usados principalmente para voos em meio a tempestades severas, contribuindo para a precisão nas previsões de rota e intensidade de furacões. A experiência adquirida com os P-3 ao longo de quase 50 anos será aproveitada nas novas aeronaves, potencializando suas capacidades.
Segundo o comandante de aviação do NOAA, Chad Cary, a experiência acumulada em mais de cinco décadas de monitoramento atmosférico servirá como base para o aprimoramento das operações das novas aeronaves.
“O NOAA está usando mais de 50 anos de experiência na coleta de dados sobre furacões e outros fenômenos atmosféricos para aprimorar as capacidades dessas novas aeronaves especializadas”, disse Cary.