Os aviões monomotores turboélices estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas o que explica essa tendência?
Por Shailon Ian Publicado em 28/09/2023, às 17h00
Comprar um avião é uma decisão complexa. Para ser tomada adequadamente, um estudo prévio deve ser conduzido por alguém que entenda de aviação e conheça em detalhes as necessidades de quem vai operar a máquina.
Nos últimos anos, quando falamos de aeronaves turboélices– com motores a turbina e hélices –, que são capazes de operar em pistas não preparadas, essa decisão tem caminhado na direção de aeronaves com um motor, ou monomotoras.
A oferta de diferentes opções no mercado aliada à confiabilidade cada vez maior dos motores aeronáuticos faz com que a escolha de um monomotor deixe de ser uma decisão arriscada quando comparada à de um bimotor.
Depois de optar pelo turbo-hélice, é preciso decidir entre modelos com um ou dois motores. Há alguns anos, essa decisão não exigia muita análise, a opção pelos bimotores era quase automática em função da aparente segurança adicional que a presença de dois motores confere ao avião.
Entretanto, com o passar dos anos, os motores utilizados em aeronaves turboprop monomotoras – em inglês, Single Engine Turboprop (SETP) – atingiram níveis de confiabilidade muito altos, fazendo com que a questão de aumento de segurança deixasse de ser significativa. A decisão agora se baseia em número de assentos, velocidade de cruzeiro, consumo, performance de decolagem e pouso, além do custo operacional.
Caso a decisão tenha sido um avião monomotor, as opções nesse segmento têm aumentado, e hoje é possível encontrar aviões monomotores em um amplo espectro de configurações.
Pilatus PC-12NG | TBM 960 | Piper M600 | Epic 1000 | Beechcraft Denali* | |
Custo estimado por hora de voo (USD) | $726 | $670 | $536 | $750 | TBD |
Número de Assentos | 7+1 | 5+1 | 5+1 | 5+1 | 7+1 |
Carga Paga | 2.257 lbs | 1.446 lbs | 1.000 lbs | 1.070 lbs | 1.100 lbs |
Alcance IFR (4 pax) | 1,608 nm | 1,730 nm | 1,406 nm | 1.560 nm | 1,600 nm |
Velocidade máxima de cruzeiro | 285 ktas | 330 ktas | 274 ktas | 333 ktas | 285 ktas |
Velocidade de máximo alcance | 225 ktas | 252 ktas | 184 ktas | 260 ktas | TBD ktas |
Distância para decolagem (SL, ISA, MTOW) | 2.600 ft | 2.380 ft | 2.635 ft | 2252 ft | 2.900 ft |
Teto Operacional | 30.000 ft | 31.000 ft | 30.000 ft | 34.000 ft | 31.000 ft |
Motor Instalado | PT6A-67P | PT6E-66XT | PT6A-42A | PT6A-67A | GE Catalyst |
Empuxo (shp) | 1.200 shp | 850 shp | 600 shp | 1.200 shp | 1.240 shp |
TBO do motor | 3.500 h | 3.500 h | 3.600 h | 3.500 h | 4.000 h |
Cabine Pressurizada | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
*O Beechcraft Denali ainda não foi certificado (TBD a ser definido)
Os aviões apresentados na tabela são os principais concorrentes no mercado. Pode-se observar que o Pilatus PC-12 é o que possui a maior capacidade de carga paga e o maior alcance. Entre os modelos disponíveis para venda no Brasil, o TBM 960 é quem entrega a maior velocidade de cruzeiro enquanto o custo operacional do Piper é menor do que o dos outros aviões da categoria.
Já o Epic, feito com fibra de carbono, que deverá ser certificado em breve no Brasil, voa mais alto, atingindo um teto de 34 mil pés, mas tem o maior custo operacional.
As aeronaves já certificadas e disponíveis no mercado possuem motor Pratt & Whitney PT6, um motor muito testado e utilizado em uma variedade enorme de aeronaves, com índices de confiabilidade excelentes, não por acaso é o preferido dos fabricantes nessa categoria.
Essa confiabilidade superior é que permite que a decisão final passe por verificar dentre os principais modelos qual atende às necessidades do comprador, sem maiores preocupações com os níveis de segurança de um monomotor em comparação a aeronaves multimotoras.
O mercado de aviões monomotores turboélice vem crescendo ano a ano. Nos Estados Unidos, eles já representam uma parcela significativa do mercado, principalmente entre as empresas de fractional ou de cartão de horas de voo.
O avanço tecnológico e das técnicas de produção e manutenção dos motores turboélice permitiram que aeronaves monomotoras alcançassem índices de confiabilidade operacional similares aos das bimotoras.
Seu custo operacional mais baixo e sua grande versatilidade são os fatores principais que estão levando os operadores a escolher um monomotor turboélice no momento da compra.