Monomotores turboélices ganham cada vez mais mercado

Os aviões monomotores turboélices estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas o que explica essa tendência?

Por Shailon Ian Publicado em 28/09/2023, às 17h00

Motores se tornaram extremamente confiáveis e modelos monomotores se destacam em segurança - Daher

Comprar um avião é uma decisão complexa. Para ser tomada adequadamente, um estudo prévio deve ser conduzido por alguém que entenda de aviação e conheça em detalhes as necessidades de quem vai operar a máquina.

Nos últimos anos, quando falamos de aeronaves turboélices– com motores a turbina e hélices –, que são capazes de operar em pistas não preparadas, essa decisão tem caminhado na direção de aeronaves com um motor, ou monomotoras.

A oferta de diferentes opções no mercado aliada à confiabilidade cada vez maior dos motores aeronáuticos faz com que a escolha de um monomotor deixe de ser uma decisão arriscada quando comparada à de um bimotor. 

Monomotor ou bimotor? 

Depois de optar pelo turbo-hélice, é preciso decidir entre modelos com um ou dois motores. Há alguns anos, essa decisão não exigia muita análise, a opção pelos bimotores era quase automática em função da aparente segurança adicional que a presença de dois motores confere ao avião. 

Entretanto, com o passar dos anos, os motores utilizados em aeronaves turboprop monomotoras – em inglês, Single Engine Turboprop (SETP) – atingiram níveis de confiabilidade muito altos, fazendo com que a questão de aumento de segurança deixasse de ser significativa. A decisão agora se baseia em número de assentos, velocidade de cruzeiro, consumo, performance de decolagem e pouso, além do custo operacional. 

Concorrentes 

Caso a decisão tenha sido um avião monomotor, as opções nesse segmento têm aumentado, e hoje é possível encontrar aviões monomotores em um amplo espectro de configurações.

  Pilatus PC-12NG  TBM 960  Piper M600  Epic 1000  Beechcraft Denali* 
Custo estimado por hora de voo (USD)  $726  $670  $536  $750  TBD 
Número de Assentos  7+1  5+1  5+1  5+1  7+1 
Carga Paga   2.257 lbs  1.446 lbs  1.000 lbs  1.070 lbs   1.100 lbs 
Alcance IFR (4 pax)  1,608 nm  1,730 nm  1,406 nm  1.560 nm  1,600 nm 
Velocidade máxima de cruzeiro   285 ktas  330 ktas  274 ktas  333 ktas  285 ktas  
Velocidade de máximo alcance   225 ktas  252 ktas   184 ktas  260 ktas   TBD ktas 
Distância para decolagem (SL, ISA, MTOW)   2.600 ft  2.380 ft  2.635 ft  2252 ft  2.900 ft 
Teto Operacional   30.000 ft  31.000 ft  30.000 ft  34.000 ft  31.000 ft 
Motor Instalado  PT6A-67P  PT6E-66XT  PT6A-42A  PT6A-67A  GE Catalyst 
Empuxo (shp)  1.200 shp  850 shp  600 shp  1.200 shp  1.240 shp 
TBO do motor  3.500 h  3.500 h  3.600 h  3.500 h  4.000 h 
Cabine Pressurizada  Sim  Sim  Sim  Sim  Sim 

*O Beechcraft Denali ainda não foi certificado (TBD a ser definido)

Os aviões apresentados na tabela são os principais concorrentes no mercado. Pode-se observar que o Pilatus PC-12 é o que possui a maior capacidade de carga paga e o maior alcance. Entre os modelos disponíveis para venda no Brasil, o TBM 960 é quem entrega a maior velocidade de cruzeiro enquanto o custo operacional do Piper é menor do que o dos outros aviões da categoria.

Já o Epic, feito com fibra de carbono, que deverá ser certificado em breve no Brasil, voa mais alto, atingindo um teto de 34 mil pés, mas tem o maior custo operacional.   

As aeronaves já certificadas e disponíveis no mercado possuem motor Pratt & Whitney PT6, um motor muito testado e utilizado em uma variedade enorme de aeronaves, com índices de confiabilidade excelentes, não por acaso é o preferido dos fabricantes nessa categoria. 

Essa confiabilidade superior é que permite que a decisão final passe por verificar dentre os principais modelos qual atende às necessidades do comprador, sem maiores preocupações com os níveis de segurança de um monomotor em comparação a aeronaves multimotoras.

Conclusão 

O mercado de aviões monomotores turboélice vem crescendo ano a ano. Nos Estados Unidos, eles já representam uma parcela significativa do mercado, principalmente entre as empresas de fractional ou de cartão de horas de voo. 

O avanço tecnológico e das técnicas de produção e manutenção dos motores turboélice permitiram que aeronaves monomotoras alcançassem índices de confiabilidade operacional similares aos das bimotoras. 

Seu custo operacional mais baixo e sua grande versatilidade são os fatores principais que estão levando os operadores a escolher um monomotor turboélice no momento da compra.

Pilatus PC-12 Daher Pratt & Whitney turboélice Beechcraft TBM monomotor Denali Epic PT6 Piper M600 TBM 960 GE Catalyst Epic 100 fractional