Embraer capacita a portuguesa OGMA para manutenção e modernização do A-29 Super Tucano
Por André Magalhães Publicado em 14/09/2022, às 08h35
A Embraer anunciou nesta quarta-feira (14), o início da capacitação da OGMA S.A, subsidiária da empresa em Portugal, para os serviços de suporte e manutenção do caça leve A-29 Super Tucano.
Será possível realizar modificações que atendam aos requisitos atuais e de futuros clientes ao redor do mundo. A capacidade atual da OGMA para o Super Tucano é a primeira de uma empresa ligada a Embraer na Europa, Oriente Médio e África.
“Estamos acompanhando a evolução do mercado para o A-29 Super Tucano e pretendemos que a OGMA seja um centro de serviços de excelência para a aeronave”, disse Johann Bordais, presidente e CEO da Embraer Serviços e Suporte.
O trabalho da OGMA será feito em partes, iniciando com o processo de manutenção, gerando prestação de serviços para vários clientes. A segunda etapa é efetivamente o processo de modernização, dentro dos planos futuros dos operadores.
“A OGMA é um ativo estratégico da Embraer na região da EMEA, tendo um papel central nos vários projetos atuais e futuros da nossa empresa", ressaltou Bordais
O A-29 Super Tucano acumula 260 entregas no Brasil e no mundo, sendo operado por mais de 15 forças aéreas, com destaque internacional para as Filipinas, na Ásia, e a Nigéria, na África.
O Super Tucano pode desempenhar várias missões, entre ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência, com capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas, além de poder integrar vários sensores e sistemas modernos ao longo de sua vida operacional.
No Brasil o Super Tucano é usado ainda como avião de treinamento avançado, formando pilotos de caças de primeira linha. Além disso, é a aeronave de demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça.