Avião japonês rival da Embraer tem projeto suspenso pela Mitsubishi

Cronograma atrasado em vários anos e crise gerada pela pandemia podem ser combinação fatal para o futuro do SpaceJet

Por Gabriel Benevides Publicado em 26/10/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h10

Projeto do primeiro avião comercial a jato japonês poderá ser cancelado sem jamais ter entrado em serviço

Após mais de uma década de desenvolvimento, somando diversos atrasos constantes no cronograma, o projeto do SpaceJet, o primeiro avião comercial a jato japonês, poderá ser suspenso em definitivo.

De acordo com a imprensa japonesa, a Mitsubishi Heavy Industries estaria revendo seus planos orçamentários e poderá desistir do desenvolvimento do avião comercial regional, que tinha como um dos rivais os Embraer 175-E2. Até o momento o programa SpaceJet já consumiu mais de US$ 9 bilhões (aproximadamente R$ 50,8 bilhões) e não conseguiu vencer a fase de ensaios em voo.

O SpaceJet, originalmente batizado de Mitsubishi Regional Jet, começou a ser desenvolvido em meados de 2007, mas uma série de problemas consecutivos continuam atrasando a entrada e serviço do avião. A expectativa era ter entrado em serviço em meados de 2013, chegando ao mercado a frente dos rivais A220, atualmente da Airbus, e os E-Jet E2 da Embraer. Ainda que o projeto tivesse foco no mercado regional norte-americano, o SpaceJet jamais obteve um pedido firme de uma empresa dos Estados Unidos, registrando apenas uma opção de compra.

Enquanto a Mitsubishi não conclui os ensaios em voo para obtenção da certificação de tipo, por meio de um comunicado afirmou que está considerando muitas possibilidades e que continuará a revisar de perto o cronograma de desenvolvimento, considerando o impacto do coronavírus.

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus impactou seriamente as perspectivas de mercado do transporte aéreo, levando as principais empresas aéreas do mundo rever seus planos de curto e médio prazo, incluindo a paralisação de centenas de aeronaves e o cancelamento e postergação de pedidos.

O fabricante japonês poderá cortar postos de trabalho dentro do Projeto SpaceJet, ficando com apenas 500 funcionários responsáveis pelo desenvolvimento e operações. Para deixar a situação mais desanimadora não há uma data estimada para a certificação de tipo, tornando mais dramática a situação do sonhado jato regional que colocaria o Japão no seleto grupo de países com uma indústria aeronáutica de destaque na aviação comercial.

aeronave notícias de aviação avião Embraer Airbus pandemia E2 A220 Mitsubishi E175 SpaceJet MHI M90 MRJ jato regional