Minas Gerais vai ganhar fábrica de aviões da Desaer

Desaer escolheu o interior de Minas Gerais para construir sua unidade de produção

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/06/2022, às 19h00

O projeto principal da Desaer é o ATL-100 desenvolvido para operar em pistas curtas e sem pavimentação - Desaer/Divulgação

A Desaer, novo fabricante de aeronaves regionais com capacidade para até 50 passageiros, anunciou a instalação de uma fábrica próximo ao aeroporto de Araxá (AAX), em Minas Gerais.

A empresa prevê investimentos de R$ 685 milhões no empreendimento, que poderá gerar 820 empregos diretos e indiretos. A intenção é produzir no local o ATL-100, a primeira aeronave da Desaer, que será um bimotor com capacidade para 19 passageiros, que pode ser convertida em transporte aeromédico, de tropas ou paraquedistas, patrulha e vigilância.

Havia outros sete Estados na disputa, mas escolhemos Minas Gerais pela forma amigável e transparente com que o Governo de Minas nos tratou do início ao fim das negociações. A cidade de Araxá, por sua vez, também nos ofereceu ótimas condições para a realização dos ensaios com as aeronaves”, explicou Evandro Fileno, CEO da Desaer.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do anúncio da nova fábrica - Foto: Governo de Minas Gerais

 

O fabricante já desenvolveu seu primeiro projeto, o ATL-100 visando a operação em pistas curtas e não pavimentadas, contando com fácil manutenção. O foco é a operação na aviação regional e em locais em que o avião é o meio mais rápido e seguro de transporte, como a região Amazônica.

A empresa ainda planeja oferecer o ATL-100 para a Força Aérea Brasileira, como potencial substituto aos veteranos C-95 Bandeirante e C-97 Brasília. Além disso, uma versão híbrida poderá ser lançada, utilizando dois motores elétricos conjuntamente com dois motores turboélices convencionais.

A nova fábrica deverá entrar em operação em janeiro de 2025.

aeronave notícias de aviação avião aviação Desaer Minas Gerais fábrica Araxá

Leia também

Fabricante brasileiro lança projeto do primeiro avião regional híbrido
Novo fabricante brasileiro fecha parceria para seu primeiro avião