Bilionário Jared Isaacman é dono do MiG-29 que esteve presente em Oshkosh este ano
Por André Magalhães Publicado em 01/08/2022, às 15h00
Um caça MiG-29 Fulcrum participou dos shows aéreos no AirVenture, o maior evento aéreo do mundo, que ocorreu em Oshkosh.
O caça foi uma das principais atrações do evento, inserindo mais um modelo de origem soviética nos shows aéreos dos Estados Unidos, que conta, por exemplo, com um MiG-17.
O MiG-29 em questão não pertence a nenhuma força aérea do leste europeu, nem mesmo aos russos, mas sim ao bilionário Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments, empresa que fornece soluções de pagamentos para empresas do varejo, hospitalidade, lazer e restaurantes.
O MiG-29 esteve acompanhado de dois jatos de treinamento L-39 Albatros, desenvolvido na então Tchecoslováquia, e dois Alphajets. A presença do caça nos Estados Unidos amplia o total de modelos de aeronaves soviéticas em operação no país, um cenário impossível há apenas 30 anos.
Após adquirir o MiG há alguns anos, Isaacman iniciou um complexo processo de restauração e certificação, visto que o modelo deveria seguir as regras de voo civil dos Estados Unidos. Embora continue sendo um avião de combate, o MiG-29 foi desmilitarizado, o que impede que o avião seja usado em missões militares reais.
Antes de chegar as mãos do magnata, o caça serviu na força aérea ucraniana e foi colocado à venda no mercado internacional em 2005, tendo como primeiro proprietário civil o falecido co-fundador da Microsoft, Paul Allen
Ambos os empresários se notabilizaram pela paixão pela aviação, inclusive Isaacman é dono de outros aviões, como os jatos de treinamentos L-39 Albatross.
Amazing few days @EAA Oshkosh w/@PolarisProgram. High performance & high consequence flying is part of our training..plus max fun🤙. Thankful for a great team that pulled this together. Till next year pic.twitter.com/ndKdcFJ6IU
— Jared Isaacman (@rookisaacman) July 31, 2022
A paixão de Isaacman também é fruto do campo profissional. Em 2011, o empresário fundou a Draken Internacional, uma empresa que utiliza suas aeronaves como "inimigas" em treinamentos contra pilotos da força aérea dos EUA.
A frota da Draken é composta por cerca de 80 aviões, incluindo os Douglas A-4K Skyhawk, MiG-21, Aero L-159E ALCA, Aermacchi MB-339CB e o L-39 Albatross.
A EAA AirVenture '22 terminou ontem (31), sendo considerado o maior evento aeronáutico do mundo, reunindo ao longo de uma semana mais de 10 mil aeronaves no no aeroporto regional de Wittman, no estado de Wisconsin.
O AirVenture é na verdade um grande encontro da comunidade aeronáutica, com milhares de pessoas participando de encontros, seminários, fóruns, entre outros.
A cidade de Oshkosh recebe desde aviões experimentais criados por seus proprietários, passando pelos clássicos da II Guerra Mundial, aviões alguns comerciais e as aeronaves militares das forças armadas dos Estados Unidos.
O público presente tem a oportunidde de ter um contato bem próximo com os aviões, podendo inclusive ficar de baixo das asas, olhando os detalhes que de maneira geral são distantes do público em outros eventos ao redor do mundo.