Parte do lixo espacial que caiu em um vilarejo no QuĂȘnia, pesando mais de 450 kg, foi identificado como parte de um foguete
Por Marcel Cardoso Publicado em 03/01/2025, às 09h56
Detritos espaciais caĂram do cĂ©u na regiĂŁo sul do QuĂȘnia, na Ăfrica, na Ășltima segunda-feira (30). Fragmentos de um anel de separação de foguete foram parar em uma vila no Condado de Makueni. O objeto, pesando mais de 450 kg e com cerca de 2,4 metros de diĂąmetro, foi identificado como parte de um foguete.
Um anel de separação Ă© uma estrutura utilizada em foguetes para facilitar a divisĂŁo de seus estĂĄgios. De acordo com a agĂȘncia espacial norte-americana (NASA), "os foguetes geralmente sĂŁo compostos por estĂĄgios, cada um otimizado para diferentes partes do lançamento. Quando cada estĂĄgio conclui sua função, ele se desprende, permitindo que a parte menor continue sua jornada."
No dia seguinte, a AgĂȘncia Espacial do QuĂȘnia, em colaboração com uma equipe multissetorial, isolou a ĂĄrea e recuperou os fragmentos do objeto. "Queremos assegurar ao pĂșblico que o objeto nĂŁo representa uma ameaça imediata Ă segurança. Nossos especialistas irĂŁo analisar o objeto, usar os protocolos existentes para identificar o proprietĂĄrio e manter o pĂșblico informado sobre os prĂłximos passos e resultados", disse o ĂłrgĂŁo.
Kenya: chute dâun dĂ©bris spatial d'une demi-tonne...đŻ
â â Eric Archambault â (@EricArchambaul7) January 3, 2025
Cela s'est produit le 30 dĂ©cembre 2024, mais les journalistes n'y ont prĂȘtĂ© attention que maintenant.
En pĂ©nĂ©trant dans les couches denses de l'atmosphĂšre, lâobjet s'est rĂ©chauffĂ© et a commencĂ© Ă briller.
Le débris est⊠pic.twitter.com/pgUP1cNyDo
Esse Ă© o primeiro registro de queda de detritos espaciais no QuĂȘnia. Contudo, incidentes semelhantes vĂȘm aumentando em outras partes do mundo. Em 2023, a NASA enfrentou uma ação judicial apĂłs um fragmento de detrito espacial colidir com uma residĂȘncia no estado norte-americano da FlĂłrida. AlĂ©m disso, neste ano, a AgĂȘncia Espacial Europeia relatou a entrada de um satĂ©lite na atmosfera terrestre. O satĂ©lite, com peso equivalente ao de um rinoceronte adulto, caiu no PacĂfico norte, entre o Alasca e o HavaĂ.