Avaliação é um dos requisitos básicos para a certificação do avião no mundo
Por Gabriel Benevides Publicado em 13/04/2021, às 10h00 - Atualizado às 11h03
MC-21 espera rivalizar no mercado mundial com os 737 MAX e A320neo
O futuro avião comercial russo MC-21 (MS-21, no alfabeto latino) concluiu com sucesso a certificação em condições naturais de gelo, fase fundamental para a certificação do modelo.
Os testes ocorreram na última quinta-feira (08) quando a aeronave decolou do aeroporto de Arkhangelsk, ao norte da Rússia, para dar procedimento nos testes de frio extremo, avaliando os requisitos operacionais em baixa temperatura e elevada umidade.
O teste climas extremos é vital durante a campanha certificação de uma aeronave para avaliar se alguma parte externa do avião pode ser danificada com a variação de dilatação de componentes, bem como analisar se todos sistemas continuam funcionando adequadamente em situações adversas.
A Irkut utilizou doze câmeras externas para avaliar a formação de camadas de gelo em pontos vitais da aeronave, que segundo as regras de certificação, deve manter a sua capacidade operacional e de desempenho com uma camada de gelo de 7,6 cm de espessura. Apenas após atingir o mínimo de congelamento é que o sistema antigelo entra em ação para garantir o seu nível de segurança em relação à estabilidade aerodinâmica e controlabilidade.
Após o voo de testes, a Irkut, fabricante MC-21-300 confirmou que o modelo está em conformidade aos padrões de aviação da Rússia. O ensaio ainda avaliou outros sistemas envolvendo iluminação externa, comunicação, acionamento do trem de pouso e o comportamento de fluidos durante a realização do voo.