Empresas Boeing e Lockheed Martin também participaram dos testes
Por André Magalhães Publicado em 21/12/2021, às 10h10
Foram os primeiros testes em alto mar com o drone multifunção MQ-25 Stingray | Foto: Marinha dos EUA
A Marinha dos Estados Unidos e a Boeing concluíram a fase de testes iniciais do drone MQ-25 Singray a bordo do porta-aviões USS George HW Bush. A informação foi publicada pelo site do Comando Aeronaval da Marinha dos EUA.
Durante os testes feitos na embarcação, o MQ-25 taxiou, estacionou e foi conectado as catapultas da embarcação. Nessa fase foram testados o sistema de controle de solo (GCS, na sigla em inglês) em relação ao porta-aviões.
“Não há melhor maneira de determinar o sucesso do projeto de um porta-aviões e sua integração na asa aérea do que colocar essa nova aeronave em testes no mar”, disse Chad Reed, capitão e gerente do programa de aviação de porta-aviões para veículos aéreos não tripulados.
Itapemirim deixa 45.887 passageiros sem viagem até o dia 31 de dezembro
Também participou do teste o fabricante Lockheed Martin que instalou na embarcação a estação de controle terrestre do protótipo MD-5, com a estação foi possível que os militares pudessem ter uma noção de como será a operação do drone a partir de um porta-aviões.
Ahoy! ⚓ #MQ25 recently finished its first demonstration on a @USNavy aircraft carrier deck, testing its remote-controlled system to ensure the unmanned aerial refueler can seamlessly move around the deck just like other aircraft. pic.twitter.com/rm5Nn54VXj
— Boeing Defense (@BoeingDefense) December 20, 2021
O MQ-25 Stingray tem a capacidade realizar reabastecimentos em voo, missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.
No dia sete de julho de 2021, o Stingray realizou o primeiro reabastecimento ar-ar em uma aeronave tripulada, no caso, um caça F/A-18F Super Hornet.
O drone também realizou reabastecimento em um caça F-35C Lightning II e em um avião radar E-2D Advanced Hawkeye.