Boeing F-15EX está passando por um extenso período de testes e deverá ser empregado no lugar dos F-15C/D
Por André Magalhães Publicado em 31/01/2022, às 17h00 - Atualizado às 23h31
F-15EX é a mais recente versão do veterano caça norte-americano | Foto: USAF/John Raven
O Boeing F-15EX fez seu disparo real de um míssil ar-ar, no dia dia 25 de janeiro, na região do Golfo do México, Estados Unidos. O avião utilizou um míssil AIM-120D, que buscou e atingiu o drone BQM-167, equipamento utilizado como alvo em testes e treinamentos de tiro ar-ar.
“Esta foi uma verificação de ponta a ponta de todo o sistema de armas, que abrirá caminho para disparos de mísseis mais complexos no futuro”, disse Colton Myers, gerente de projeto de teste do F-15EX.
A Força Aérea os Estados Unidos (Usaf) já recebeu duas unidades do F-15EX: o primeiro em março de 2021 e o segundo e abril do mesmo ano. A intenção é ter no modelo uma plataforma que possa ser declarada operacional rapidamente, com menores custos de aquisição, sendo usado como tampão até a plena chegada dos F-35A.
O F-15EX é o mais novo caça da Usaf e está em extenso período de ensaios em voo. Ao todo, o planejado é adquirir 144 unidades para substituir os antigos F-15C/D que estão com mais de 30 anos em serviço e participaram de quase todos os conflitos dos Estados Unidos desde a Guerra do Golfo, em 1991.
O caça dispõe de significativas melhorias, como: o radar de varredura eletrônica AESA AN/APG-82(V)1 ou mesmo a capacidade de transporte de armas hipersônicas, além de sensores e software que garantirão o melhor desempenho em missões de guerra eletrônica, entre outras atualizações.