FAB recebeu mais dois caças Gripen E que chegaram de navio até Navegantes e voaram para Gaviao Peixoto, no interior paulista
Por André Magalhães Publicado em 28/09/2022, às 19h30
Os dois novos caças F-39E Gripen, da Força Aérea Brasileira, decolaram hoje (28) de Navegantes, em Santa Catarina, para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês), na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Os dois Gripen chegaram de navio ao Brasil no último dia 25, sendo imediatamente transportados até o aeroporto de Navegantes, onde após inspeção e testes, voaram para o GFTC, onde vão passar por uma bateria de ensaios.
Que momento! Mais dois novos F-39 Gripen da @fab_oficial já estão no Brasil. 🚀🚀🇧🇷
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) September 28, 2022
As aeronaves recém-chegadas realizaram seu primeiro voo em céus brasileiros decolando de Navegantes (SC) em direção ao Centro de Ensaios em Voo, em Gavião Peixoto (SP). #GripenBrasileiro pic.twitter.com/iOXKKot3zt
Contudo, antes da decolagem, foram instalados o assento ejetável e os kit sobrevivência das aeronaves. Durante a viagem de navio da Suécia ao Brasil, os trens de pouso traseiro, e outros sistemas são retirados, inclusive o IRST, sistema de busca e rastreamento por infravermelho.
Os Gripen (FAB 4103 e o FAB 4104) se juntam aos FAB 4101 e FAB 4102 que chegaram ao Brasil em abril. No GFTC está sendo feito o processo de certificado militar, que dá a licença operacional inicial. Este processo é conduzido por pilotos de prova da FAB, Embraer e Saab.
Após a conclusão dos trabalhos, previsto para ocorrer nas próximas semanas, os quatro aviões irão seguir para a base aérea de Anápolis, em Goiás. A chegada dos caças, já operacionais, deve ocorrer entre novembro e dezembro. Na base, serão realizadas as etapas finais de entrega e o início da operação pelo Esquadrão Jaguar.
É esperado que mais dois F-39 cheguem ao país ainda neste ano, totalizando seis caças operacionais em território brasileiro. Entretanto, não se tem uma data definida para o recebimento.
Neste ano foram anunciadas algumas novidades e mudanças em relação o projeto Gripen dentro da FAB. A primeira delas foi a adição de mais quatro caças ao primeiro lote, passando de 36 para 40.
Outro ponto foi a mudança da opção de montagem dos F-39F, versão biposta, que será feita agora na Suécia, sob alegação de reduzir os custos e riscos. A contraparte é que a mudança permitirá que mais unidades da versão monoposta, F-39E, sejam produzidas no Brasil. Todavia, a FAB ou a Saab não confirmaram os números.
Por fim, foi divulgado que a negociação para um segundo lote, de 26 aviões, já está em andamento entre a FAB e a Saab.