USS Nimitz, o mais antigo porta-aviões dos EUA, atingiu a marca história de 350.000 pousos embarcados em quase 50 anos de serviço
Por André Magalhães Publicado em 26/04/2023, às 10h15
O porta-aviões USS Nimtz (CVN 68), o mais antigo dos EUA e que tem 48 anos de serviço ativo, atingiu a marca de 350.000 pousos de aeronaves embarcadas. O número foi obtido durante a missão de implantação no Mar do Sul da China, no dia 22 de abril.
O pouso histórico foi realizado por um F/A-18F Super Hornet, pertecente ao VFA 22, tripulado pelos oficiais Craig Sicola, comandante do Nimitz, e Luke Edwards, comandante do VFA 22.
“Sinto-me honrado e humilde por aterrissar este marco histórico para o nosso navio. Dedico esta aterrissagem aos inúmeros aviadores navais que voaram antes de mim, é um privilégio promover a orgulhosa tradição de serviço que este distinto porta-aviões incorpora”, disse Sicola.
O navio é o mais antigo porta-aviões em atividade pela marinha dos EUA, bem como é o responsável pelo lançamento da classe Nimitz, que conta com outros nove navios, todos de propulsão nuclear. O comissionamento do CVN 68 ocorreu em maio de 1975, há quase 50 anos.
"Enquanto navegamos pelo Mar da China Meridional, celebramos esta conquista única na vida, 350.000 operações, mais de cem anos de inovação de porta-aviões nos EUA e a determinação, sacrifício e espírito vencedor de todos os aviadores navais do passado e do presente", ressaltou Christopher Sweeney, comandante do Carrier Strike Group 11.
Outro porta-aviões da classe Nimitz que está próximo de chegar a marca do CVN 68 é o USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), com 326.600 pousos.
A classe Nimitz é composta por dez super porta-aviões, sendo o George H.W. Bush
(CVN-77) o mais novo da frota, tendo sido comissionado em janeiro de 2009.