O óleo de cozinha usado e outras gorduras residuais foram usados em um dos motores do avião de passageiros
Marcel Cardoso Publicado em 28/03/2022, às 12h10
O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380-800, realizou o primeiro voo utilizando combustível sustentável de aviação (SAF), na última sexta-feira (25), na França.
A aeronave decolou de Toulouse (TLS) com o SAF em um de seus quatro motores. O feito marca a inclusão do widebody em uma lista de modelos que já realizaram este tipo de teste, que inclui o A350 e o A319neo, além da primeira experiência para o uso integral do combustível em todas as fases de voo, desde a decolagem e a subida até o cruzeiro e o pouso.
O SAF é feito de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos (Hefa), que geralmente consiste em óleo de cozinha usado e outras gorduras residuais. O que diferencia este combustível dos demais é o fato dele não se misturar com nenhum combustível fóssil. Aproximadamente 27 toneladas do combustível serão usadas para a campanha de teste de voo e são produzidas na localidade francesa de Normandia perto de Le Havre.
"Esta é a primeira vez que o SAF 100% foi usado em uma plataforma de teste de voo do A380", segundo o piloto de testes da Airbus, Wolfgang Absmeier. "O teste atendeu a todos os nossos requisitos, o que nos permitirá realizar a próxima fase do projeto, composto por manobras específicas do motor."
Participam dos testes a Rolls-Royce que está conduzindo estudos de compatibilidade relacionados à adaptação do motor Trent 900, a Pratt & Whitney, que está fornecendo suporte para a unidade de energia auxiliar (APU), e a TotalEnergies está fornecendo o SAF puro.